A gente já sabia que mais cedo ou mais tarde você viria a dar um passo gigante na conquista pela sua formação. O seu desempenho no ENADE vai ser o responsável por garantir que o seu diploma seja ainda mais valorizado pelo mercado.

E foi pensando nisso que, ao longo da sua caminhada, nós criamos projetos como o Maratona de Ideias, Monitoria, Central do Conhecimento, Projeto Intregador e muitos outros com o objetivo de trazer à tona potencialidades que, talvez, você nem imaginasse que tinha.

Você está cada vez mais perto de ser o Profissional do Futuro que sempre sonhou.

Faça valer a sua história.

AÇÃO
RESPONSÁVEL
PERÍODO
Inscrição dos estudantes ingressantes e concluintes habilitados
Coordenador do Curso
Do dia 19 de julho ao dia 8 de agosto de 2021 às 23h59
Preenchimento do cadastro pelos estudantes concluintes habilitados
Estudante
Início dia 30 de agosto de 2021 às 23h59
Solicitação de Atendimento Especializado e/ou Tratamento pelo Nome Social dos estudantes concluintes habilitados
Estudante
Do dia 30 de agosto ao dia 3 de setembro de 2021 às 23h59
Resultado da solicitação de Atendimento Especializado e/ou Tratamento pelo Nome Social dos estudantes concluintes habilitados
Estudante
Dia 10 de setembro de 2021
Recurso da solicitação de Atendimento Especializado e/ou Tratamento pelo Nome Social dos estudantes concluintes habilitados
Estudante
Do dia 13 ao dia 17 de setembro de 2021 às 23h59
Resultado do recurso da solicitação de Atendimento Especializado e/ou pelo Tratamento pelo Nome Social dos estudantes concluintes habilitados
Estudante
Dia 24 de setembro de 2021
Preenchimento do Questionário do Estudante
Estudante
Início dia 30 de agosto de 2021 às 23h59
Indicação do curso pelo estudante concluinte habilitado com mais de uma inscrição
Estudante
Do dia 30 de agosto ao dia 17 de setembro de 2021 às 23h59
Divulgação dos locais de prova no Sistema Enade
Inep
Dia 1º de novembro de 2021
Aplicação da prova
Inep
Dia 14 de novembro de 2021
Divulgação da relação de estudantes em situação regular
Inep
Dia 15 de novembro de 2021

..............

ETAPAS PARA O ESTUDANTE

1

CADASTRO DOS CONCLUINTES REGULARES

2

SOLICITAÇÃO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO?

3

PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO


OBS: O cadastro, solicitação de atendimento especializado e questionário poderão ser preenchidos no dia estabelecido com a coordenação do seu curso. Neste dia, estaremos disponíveis em tempo real para esclarecer as suas dúvidas.

O ENADE é a chance que você e os seus colegas tem de mostrar à comunidade o quão bom é o seu curso e como ele merece ser valorizado. Quanto maior a nota no exame, maior também será a visibilidade do seu currículo no mercado de trabalho. Veja algumas vantagens de fazer ENADE:

  • Receber o diploma.
  • Valorização do diploma e do currículo.
  • Reconhecimento pelo mercado de trabalho.
  • Diferencial competitivo.
  • Tornar o curso referência.
Por meio do resultado do desempenho dos estudantes de um determinado curso, associado a itens como perfil socioeconômico do aluno, perfil dos docentes do curso, entre outros, os resultados do Enade são utilizados para fins de cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior: Conceito Enade, Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) e, portanto, na credibilidade do curso e também da Instituição.
A nota do ENADE é cada vez mais valorizada como critério de seleção no mercado de trabalho e significa o reconhecimento da legitimidade e qualidade do exame pela sociedade.
Um bom conceito do seu curso no ENADE confere a você um prestígio e visibilidade no mercado, além de contribuir para renovação de reconhecimento do seu curso pelo MEC. Uma nota alta representa um status fundamental para seu curso e para a instituição.
Sua responsabilidade como inscrito no ENADE é grande, tendo em vista que a média ponderada do desempenho desses estudantes é a herança que fica na instituição, para todos os estudantes que continuarão frequentando o curso nos anos seguintes. Portanto, o ENADE está relacionado ao conceito que você revela à sociedade, quanto à qualidade do curso ofertado pela instituição, em função do seu desempenho na prova e nas respostas do questionário socioeconômico sobre você, o curso e a própria instituição.
Não! Tanto você como sua instituição têm grande responsabilidade nos itens como infraestrutura, cumprimento das metas institucionais e acadêmicas. Mas você precisa comparecer à prova e se sair bem no ENADE, pois a nota individual é muito importante para sua carreira. O prestígio do seu curso, o orgulho de sua formação e a valorização do nome de sua instituição fazem parte de um projeto conjuntivo.
A nota é de acesso individual exclusivo do estudante, diretamente no site do INEP (http://portal.inep.gov.br). O mau desempenho do estudante influencia a nota do Conceito Preliminar do Curso (CPC), consequentemente, na nota do Índice Geral de Cursos (IGC) da instituição. E, nesse sentido, valoriza ou prejudica a imagem do curso e da instituição perante à sociedade e consequentemente do aluno a ser formado por esta instituição no mercado de trabalho.
Se você for concluinte do curso e não comparecer ao exame, ficará devendo esse componente curricular. Na condição de irregular para com o ENADE, não poderá colar grau e, consequentemente obter o Diploma, até que regularize sua situação junto ao ENADE.
Você deverá conhecer antecipadamente seu local de prova e estimar o tempo necessário ao percurso desde sua residência. Importante observar o horário da prova (horário oficial de Brasília/DF).
Leve uma caneta esferográfica na cor preta ou azul, em boas condições de uso, bem como original do seu documento de identificação (com fotografia).
O acesso à informação do local de prova é possível após o preenchimento do Questionário do Estudante, exclusivamente por meio da página da Internet http://portal.inep.gov.br. Não será admitido acesso à prova em local diferente daquele determinado pelo INEP. O Cartão de Informação do Estudante conterá instruções para a correção de dados pessoais. Nessa ocasião, você deverá ler as instruções, preencher o formulário com as eventuais correções cadastrais e apresentá-lo ao fiscal da prova, no dia e local determinado para o Exame.

A regularização da situação de Estudantes que ficarem na condição de irregularidade no Enade 2021 ocorrerá por um dos seguintes processos, segundo sua pertinência:

-Dispensa de prova, quando o Estudante não comparecer ao local de aplicação de prova designado pelo Inep, desde que o Estudante tenha cumprido os demais requisitos para a obtenção de regularidade no Enade, conforme critérios descritos no EDITAL Nº 36, DE 12 DE JULHO DE 2021.
-Declaração de responsabilidade da IES, quando o Estudante habilitado não for inscrito no período previsto no Edital, além de outras situações que inviabilizem integralmente a participação do Estudante, por ato ou omissão da IES.
-Ato do Inep, quando, por qualquer razão, o Estudante permanecer irregular depois de finalizados os processos de regularização por dispensa de prova ou declaração de responsabilidade da IES.

A regularização do Estudante habilitado concluinte, devidamente inscrito pela IES, por meio da Dispensa de Prova, ocorrerá por iniciativa do CRONOGRAMA DE SOLICITAÇÃO DE DISPENSA E JUSTIFICATIVA DOS AUSENTES, exclusivamente por meio do Sistema Enade. Caberá exclusivamente ao Estudante em situação de irregularidade apresentar solicitação formal de dispensa da prova no Sistema Enade, quando a motivação da ausência na prova for devida a ocorrências de ordem pessoal ou de compromissos profissionais.

DISPENSA E JUSTIFICATIVA DOS AUSENTES

Estudantes habilitados ao ENADE 2021 que não participarem da prova realizada no dia 14 de novembro de 2021 poderão solicitar dispensa do Exame, desde que o estudante tenha cumprido os demais requisitos para a obtenção de regularidade no Enade. A solicitação de dispensa formal apresentada pelo estudante, a ser eletronicamente apresentada para análise, deverá conter, obrigatoriamente, o original ou a cópia autenticada do documento comprobatório do impedimento de participação no Enade 2021. Os documentos comprobatórios deverão ser digitalizados em um único arquivo, exclusivamente em formato PDF. O Estudante é responsável pela veracidade das informações apresentadas. A regularização do estudante por meio de Dispensa de Prova, ocorrerá por iniciativa do estudante ou da IES, a depender da natureza do motivo, nos períodos previstos no item CRONOGRAMA DE SOLICITAÇÃO DE DISPENSA E JUSTIFICATIVA DOS AUSENTES, estabelecidos no EDITAL Nº 36, DE 12 DE JULHO DE 2021, exclusivamente por meio do Sistema Enade, disponível no endereço: http://enade.inep.gov.br. Caberá exclusivamente ao estudante em situação irregular apresentar solicitação formal de dispensa da prova no Sistema Enade, quando a motivação da ausência na prova for decorrente de ocorrências de ordem pessoal ou de compromissos profissionais. Os estudantes irregulares perante o Enade 2021 terão sua regularidade atribuída ao final do processo de regularização por ato do Inep. A análise de solicitações de dispensa referidas, devidamente registradas no Sistema Enade, será de responsabilidade do Inep, que deverá apresentar deliberação justificada e documentos subsidiários, quando necessário.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

Os estudantes com pedido de dispensa deferido farão parte automaticamente do Relatório de Regularidade do Enade 2021, desde que não possuam pendências em relação ao Questionário do Estudante.

Os resultados do Enade 2021 serão disponibilizados, em período previsto no EDITAL Nº 36, DE 12 DE JULHO DE 2021, conforme segue:

- Os resultados de desempenho do estudante serão disponibilizados exclusivamente ao estudante no Sistema Enade, por meio do Boletim de Desempenho Individual do Estudante, conforme disposto no §9º do artigo 5º da Lei n° 10.861/2004.

- Os resultados de cursos, IES e áreas de avaliação serão disponibilizados para consulta pública no Diário Oficial da União, Sistema Enade, Sistema e-MEC e/ou Portal do Inep, na forma de conceitos, relatórios, microdados e sinopse Estatística, no meio de divulgação pertinente ao tipo de informação divulgada.

..............

Em caso de dúvidas entre em contato com o Coordenador do seu curso.