Medicina

A Medicina é uma das áreas mais concorridas e tradicionais do conhecimento. Ela se dedica à promoção da saúde, diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças.

Medicina do futuro

Sobre o curso

A Medicina é a área do conhecimento que trata da saúde humana como um todo, com o objetivo de prevenir, combater doenças, manter a qualidade de vida e promover o bem-estar.

A graduação é uma das mais concorridas nos vestibulares por todo o Brasil e também a mais longa. Ou seja, para seguir carreira nesta área, é necessário se dedicar bastante aos estudos.

Após a conclusão do curso, o profissional já pode atuar como Clínico Geral. Porém, se desejar obter alguma especialidade, é necessário passar pela Residência Médica, que dura em média 2 anos.

Um bom médico deve se manter bem informado e alinhado a respeito de novos estudos, técnicas, tecnologias e tratamentos. Por isso, quem faz o curso de Medicina precisa estar em constante atualização.

Estão entre as áreas de estudo da Medicina estão a Anatomia, Saúde Coletiva, Biologia Molecular, Psicologia Médica, Genética, Farmacologia, dentre outras.

Como é a faculdade de Medicina?

O currículo do curso de Medicina é bastante intenso, o período é integral e o estudante muitas vezes precisa conciliar os estudos com seminários, pesquisas e plantões em hospitais.

Sua matriz curricular é dividida em ciclos: Ciclo Básico, Ciclo Clínico e Internato. Mas, diferente das outras graduações, o primeiro contato dos estudantes da Medicina UniFTC com casos clínicos reais acontece desde o primeiro semestre.

Qual a duração do curso de Medicina?

O curso de Medicina possui:

Duração total de 6 anos Sua matriz curricular é realizada em 12 semestres

Mercado de Trabalho

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a Medicina é a profissão que está no topo do ranking de taxa de ocupação, isso significa que quase 100% dos médicos graduados estão empregados. Isso ocorre pois o mercado de trabalho da área é amplo e possui muitas oportunidades em suas mais diversas especialidades.

Outro fator positivo é a remuneração. Os salários dos médicos chegam a ser 50% mais altos, ficando à frente da Odontologia, considerada a segunda atividade da área da Saúde mais lucrativa.

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Medicina?

Especialistas projetam um cenário permeado por desafios para a área da Medicina. Isso ocorre devido às mudanças aceleradas pela tecnologia e outras transformações sociais.

Um novo perfil de médico vai ser necessário. Por isso, é indispensável que o médico do futuro esteja atento às especialidades que estão despontando e aos aperfeiçoamentos de especialidades tradicionais. Será necessário se adaptar às novas práticas à rotina médica, como o uso da robótica, da tecnologia genômica, da inteligência artificial, por exemplo.

Quais são as principais competências e habilidades do profissional de Medicina?

O médico desempenha funções altamente qualificadas e relevantes em sua atuação, por isso sua capacidade de responder a situações diversas é decisiva para a eficiência e a segurança da assistência prestada aos pacientes. Esses São algumas das aptidões exigidas pelo mercado de trabalho:

Resolução de problemas
Comunicação Interpessoal
Aprendizagem
Trabalho em equipe
Planejamento
Inteligência emocional
Aptidões cognitivas e técnicas

Para além disso, a sua atuação exige humanidade, integridade, ética, responsabilidade, motivação, empatia, altruísmo e a busca da excelência por meio do aprendizado ao longo da vida.

Áreas de Atuação

As áreas da Medicina, de um modo geral, delimitam uma atuação aprofundada em um tipo de cuidado. Desse modo, um médico se especializa em tratar as doenças e problemas que surgem em uma determinada parte do corpo.

Existem, atualmente, mais de 50 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina Brasileiro (CFM). As mais tradicionais são:

Clínica Médica
Pediatria
Cirurgia Geral
Ginecologia e Obstetrícia
Anestesiologia
Cardiologia
Medicina de Trabalho
Ortopedia e Traumatologia
Oftalmologia
Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Algumas áreas têm um potencial maior de crescimento para os próximos anos devido ao desenvolvimento de novas abordagens e tecnologias e a demanda, sendo algumas delas:

Atendimento remoto

Com o distanciamento social, foi necessário buscar alternativas para continuar realizando as atividades de forma remota. Assim, a telemedicina ganhou espaço ao possibilitar que consultas e tratamentos pudessem continuar acontecendo.

Saúde Mental

O grande número de casos relacionados a problemas de saúde mental pode ser apontado como outra tendência da área médica para este ano, devido às consequências da pandemia da Covid-19. É importante destacar que a disponibilidade de terapias e atendimentos especializados realizados à distância abriram um novo caminho na tentativa de mudar esse cenário.

Geriatria

O envelhecimento da população mundial deve ampliar cada vez mais a procura por geriatras. A especialidade se destaca pelo seu caráter preventivo, tendo em vista a maior preocupação das pessoas em combater e retardar os sinais do envelhecimento precoce e seus efeitos no corpo humano.

Medicina do exercício e do esporte

O desenvolvimento de novas tecnologias contribuíram para o aprimoramento da prática esportiva por atletas e de exercícios físicos em boa parte da população. A tendência é que a área cresça tanto pela necessidade de melhorar a performance quanto para a prevenção de problemas decorrentes de lesões.

Medicina Integrativa

Está cada vez mais comum inserir procedimentos alternativos dentro de hospitais e consultórios. A Medicina Integrativa vem ganhando espaço no mercado por abranger problemas físicos e emocionais. Ela é um tipo de medicina que procura integrar todos os pontos do indivíduo, ou seja, quando o paciente apresenta alguns sintomas, também devem ser levados em consideração outros quesitos, como corpo, mente e espírito, independente do problema ser físico ou psicológico.

Onde o profissional de Medicina pode trabalhar?

O médico recém-formado já pode atuar como Clínico Geral, em seu próprio consultório ou atuando em instituições de saúde públicas e privadas, como:

Postos de Saúde
Hospitais
Clínicas Médicas
Centros de Pesquisa
Laboratórios
Centros Cirúrgicos

Há ainda a possibilidade de atuar na direção de hospitais e estabelecimentos de saúde.

Ensino de Qualidade

Fazer Medicina não é só a realização de um sonho, é a construção do futuro do mundo. E quando o assunto é sobre futuro, estar em constante atualização é o que faz você estar sempre um passo à frente. Por isso, a Medicina UniFTC se organiza para que as médicas e médicos do futuro tenham uma formação de excelência, tendo como aliadas as tecnologias de ponta e metodologias inovadoras.

O curso conta com corpo docente de excelência em suas unidades com alto padrão de ensino em Salvador, Feira de Santana e Eunápolis. Através da Educação Interprofissional (EIP), os acadêmicos são estimulados a participar do processo como protagonistas, sendo expostos a problemas complexos, que envolvem visões complementares, para que encontrem soluções em conjunto. A metodologia é um dispositivo de desenvolvimento de habilidades que incentiva a prática colaborativa nos serviços de atenção básica de saúde e prioriza a formação de profissionais éticos e comprometidos com o social.

É importante lembrar que a Medicina UniFTC também oferece Internato em diversos campos, para suprir todas as práticas nas mais diversas áreas, sendo estes campos as próprias suas Clínicas-Escolas próprias e instituições de Saúde como o Hospital da Mulher (Feira de Santana), Hospital Martagão Gesteira (Salvador) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também são fornecidas residências médicas nas áreas de Medicina de Família e Comunidade, Clínica Médica, Área Cirúrgica Básica e Cirurgia Geral.

Conheça as Metodologias Ativas na Medicina

Estrutura do Futuro

A Medicina UniFTC não mede esforços no investimento de uma estrutura sempre completa, para atender todas as demandas que um curso de excelência precisa, contando com diversos espaços que promovem o aprendizado. Toda a estrutura física, tecnológica e de pessoal foi e é pensada constantemente para atender todas as necessidades de nossas médicas e médicos do futuro.

A graduação conta com Salas de Tutoria interativas e seis laboratórios, dentre eles, o Laboratório de Simulação Realística, com aparelhos que simulam uma UTI. Os estudantes também têm acesso mais de 90 modelos de peças anatômicas e mais de 20 tipos de simuladores para a formação das médicas e médicos do futuro:

  • SimMan: Imita o corpo de um homem adulto e é usado para habilidades centrais de supervisão de vias aéreas, respiratória, cardíaca e circulatória;
  • Ressusci Anne: Atende às necessidades de treinamento específicos dos cuidados de emergência;
    Noelle: Simulador de parto com bebê. É usado para treinamentos de parto automático;
  • Syndaver: Os cadáveres sintéticos realísticos são usados para dar suporte nas aulas de anatomia e treinamento cirúrgico;
  • Mesa Anatômica: Conta com diversos programas para o ensino de anatomia e fisiologia, possibilitando a experiência com a integração dos órgãos, tecidos e sistemas, além de disponibilizar exames de imagem reais.

A Medicina UniFTC conta ainda com clínicas-escolas próprias, que proporcionam aos estudantes a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos. As clínicas oferecem atendimentos em mais de 20 especialidades. Dessa maneira, a estreia desses estudantes acontece nas disciplinas Clínica Médica e Pediatria, fundamentais para a formação de profissionais generalistas.

O curso de Medicina da UniFTC também conta com a parceria do primeiro Instituto de Treinamento em Cadáveres Frescos do Norte-Nordeste com o que há de mais moderno em estrutura e excelência em educação para capacitar profissionais de alto nível. O instituto fica localizado no Centro Universitário UniFTC Salvador, pertinho dos cursos de Saúde, e é pioneiro no Brasil na utilização de cadáveres frescos para treinamentos. Outro parceiro é a Suture Skin, pele sintética criada por Daniel Boczar, quando ainda era aluno da Medicina UniFTC.

Diferenciais

Problem Based Learning

Para formar os profissionais, o corpo docente da Medicina UniFTC utilizam de métodos como o Problem Based Learning (PBL), no qual o estudante aprende com casos reais a ter soluções eficazes durante todo o curso.

Propedêutica Médica

O primeiro contato dos estudantes da Medicina do Futuro com casos clínicos reais acontece no primeiro semestre, através da Propedêutica Médica. Esta disciplina acontece com atores que simulam pacientes doentes para que os estudantes resolvam casos reais. A prática prepara o aluno para que os atendimentos ambulatoriais sejam mais seguros e eficazes, sempre com a supervisão de um professor.

Sessão Tutorial

A instituição também conta com as sessões tutoriais: aulas práticas pensadas para estimular a independência, a proatividade e a capacidade de lidar com situações adversas.

Pesquisa Renomada

Através do incentivo à pesquisa científica, a IES transforma a forma de educar e levar retorno à sociedade, com a entrega de informação de qualidade para a atuação médica. Esse incentivo tem surtido tanto efeito que o número de artigos publicados cresceu em 400% comparado aos resultados de 2020 e 2019. E a expectativa para os próximos anos é bater novos recordes.

Capacidade de atuar de forma generalista ou nas especialidades

Isso ocorre através da formação prática desde o primeiro semestre, com vivência em laboratórios específicos e nas suas clínicas-escola.

Clínicas-Escola Próprias

A Medicina UniFTC conta com duas clínicas-escolas em Salvador – uma localizada no Ogunjá e outra na unidade da Paralela. Assim, os dois campos de prática, chamados de Centro Integrado de Educação em Saúde (CIES), proporcionam aos estudantes a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos.

Matriz Curricular

A proposta da Medicina UniFTC é formar o estudante de forma integral, oferecendo um currículo inovador, flexível e interdisciplinar. Assim, a organização da matriz curricular possibilita a construção de um perfil de profissionais capazes de atuar com qualidade, eficiência, resolutividade e independência.

A Medicina UniFTC preza pela relação entre teoria e prática, incentivando a pesquisa e a extensão. Tudo para formar um profissional autônomo, crítico, criativo e empreendedor, com responsabilidade social e princípios éticos e morais.

Com a Educação Interprofissional (EIP), é possível articular melhor o ensino, a extensão e a pesquisa junto ao alinhamento do Projeto Pedagógico Institucional, que expressa e prioriza a perspectiva da formação de profissionais éticos e comprometidos com a sociedade em que vivem.

Durante as práticas da EIP, os estudantes são estimulados a participar do processo como protagonistas, sendo expostos a problemas complexos, que envolvem visões complementares, para que encontrem soluções em conjunto.

Como é a matriz curricular do curso de Medicina?

Na Medicina UniFTC – e na maioria dos cursos do Brasil – o curso dura 6 anos. Por isso, ele é dividido em ciclos: Ciclo Básico, Ciclo Clínico e Internato.

Do 9º ao 12º semestre, os estudantes são divididos em grupos para ter contato com as principais especialidades médicas no Internato.

Essas divisões são os rodízios e, na Medicina UniFTC, acontecem assim:

9º semestre: rodízio de Ambulatórios Básicos, Medicina de Família e Comunidade e Saúde Coletiva e Saúde Mental e Psiquiatria;
10º Semestre: rodízio de Urgência e Emergência e de Cirurgia;
11º Semestre: rodízio de Ginecologia e de Obstetrícia;
12º Semestre: rodízio de Clínica Médica e de Pediatria.

Durante todo o percurso, eles serão acompanhados de perto por professores e médicos experientes – os preceptores.

Da carga horária total do curso de Medicina, pelo menos 30% devem ser direcionados ao Internato.