Rede UniFTC aposta em ambientes virtuais para manter alunos em ritmo de estudo

A pandemia do Coronavírus tem exigido de todos os setores da sociedade ações que estejam diretamente vinculadas à inovação e tecnologia. Com a educação não foi diferente. Decretos estaduais e municipais proibiram, para o bem de todos, a permanência dos estudantes nas salas de aula. Então, como manter o movimento de aprendizado e conhecimento se precisamos manter, também, o isolamento social?

Diante deste cenário mundial, a Rede UniFTC disponibilizou a partir de segunda, 23, salas virtuais de aprendizado aos estudantes. O objetivo é manter as aulas teóricas dentro do cronograma já previsto, de maneira que os alunos possam continuar o processo de desenvolvimento de conhecimento e que sigam em contato com os colegas e professores.

“Todo momento desafiador é também um campo fértil de aprendizagem, por isso estamos disponibilizando, por meio da tecnologia, todos os recursos necessários para esta caminhada acadêmica, com a qualidade natural de nossa instituição. É hora de nos mantermos unidos, zelando pela nossa saúde e de nossos pares e continuarmos movimentando o conhecimento, em um espaço onde estudantes e professores possam interagir”, afirma a professora Marcly Pizzani, diretora da UniFTC de Feira de Santana.

Para permitir que haja integração de todos os estudantes de uma turma, as disciplinas teóricas serão ministradas nos dias e horários que aconteceriam as aulas presenciais, seguindo a grade curricular dos alunos. Os professores ministrarão as aulas ao vivo e, também, disponibilizarão atividades avaliativas. Para os professores, que foram capacitados para usar novas ferramentas tecnológicas, é uma oportunidade de inovar para atender os alunos, disponibilizando aulas e atividades virtuais.

“Estamos no caminho certo, atendendo a missão da Instituição, que tem compromisso com o aluno, os colaboradores e a sociedade e diante deste momento de pandemia devido ao Coronavírus, a Rede UniFTC buscou se modernizar tecnologicamente para poder atender seus alunos da melhor forma possível”, enfatiza o professor Abidermam Moura, coordenador de pós-graduação, que também integra o corpo docente do curso de Ciências Contábeis. Ele passou a elaborar suas aulas utilizando uma plataforma para disponibilizar todo o material para as turmas. “A instituição mais uma vez sai na frente” enfatiza Abiderman, lembrando que os setores administrativos também se inovaram para atender o aluno.

Para o professor Ernesto Neiva, que divide a atuação em sala de aula com a coordenação de Engenharia Civil, a adaptação solução às aulas virtuais foi bem simples. “Não há momento mais propício para aplicarmos as metodologias ativas”, diz o titular da disciplina Matemática Aplicada das engenharias (Civil e Ambiental), que foi surpreendido com a necessidade de mudança do método de ensino presencial para o sistema totalmente virtual. “Adotamos a plataforma blackboard que está facilitando o acesso de todos os alunos aos conteúdos, buscando atingir os objetivos de aprendizagem exigidos pelo currículo por competências”, ressalta.

*Portaria MEC*
As aulas online foram autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) em portaria (COLOCAR LINK AQUI http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376) divulgada no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 17, como uma das ações para ajudar na contenção e disseminação da pandemia Covid-19 (Coronavírus), uma vez que diversos decretos foram emitidos exigindo o isolamento social e a suspensão de aulas em escolas públicas e privadas por até 30 dias.