Estudantes de Enfermagem participam de capacitação sobre o “Papanicolau”

O curso de Enfermagem do Centro Universitário UniFTC de Vitória da Conquista ofereceu, na última semana, uma capacitação sobre Exame Citopatológico Cervical aos alunos do 8º e 9º semestre da unidade. O gerente do serviço de Citopatologia da Fundação de Saúde de V. da Conquista, Rodrigo Berbel, foi convidado a falar sobre a importância do exame, destacando os cuidados que os estudantes devem ter ao coletar a amostra.

“Ao compartilhar as recomendações do ministério da saúde, eu espero contribuir não só para o conhecimento pessoal, aprimoramento profissional dos alunos. Mas sim para que eles possam levar isso para as unidades de saúde, para que possamos ter uma resposta satisfatória na região”, disse Rodrigo.

Rodrigo, que também é farmacêutico bioquímico, enfatizou, durante o treinamento, a importância do exame para o rastreio do câncer do colo do útero: “O câncer cervical é um problema de saúde pública no nosso país. No Nordeste, é a segunda causa de câncer mais estreita da população feminina, só perde para o câncer de mama”.

Os alunos ouviram tudo atentamente, buscando absorver o máximo de conteúdo. “Apesar de a gente já fazer estágio em posto de saúde e ter experiências, podemos aprender ainda mais com essas capacitações. Rodrigo é uma pessoa que detém muito conhecimento e deve ser explorado. Ele faz um apanhado geral! Muito boa a palestra!”, disse Sabrina Coqueiro, estudante do 8º semestre.

A professora que propôs a capacitação, Sandra Regina Castro Luz, acompanha os estudantes do estágio supervisionado do Centro Universitário há 11 anos. Para ela, esse estreitamento da teoria com a prática é essencial. Eu vejo que as contribuições estão sendo muito válidas, pois Rodrigo está mostrando a necessidade da qualidade da amostra e da capacitação profissional para que a paciente receba o devido cuidado”. De acordo com a professora, outras capacitações devem ser ofertadas ao longo do ano.