Responsabilidade Social FTC beneficia moradores do Jardim Amaralina em Jequié

Moradores do bairro Jardim Amaralina participaram, neste sábado (21), na Creche Antônio Astolpho, da programação da Semana de Responsabilidade Social FTC, realizada pela unidade de Jequié. Com uma programação que movimentou colaboradores, professores e estudantes dos cursos da FTC Jequié, foram realizados mais de quatrocentos atendimentos gratuitos para os participantes. Foram realizadas oficinas sobre prevenção de DSTs, atividades lúdicas para as crianças atendidas pela creche, aferição de pressão arterial e glicose capilar, orientações nutricionais, teste para tipo sanguíneo, exames parasitológicos, orientações sobre saúde bucal entre outros serviços de prevenção à saúde.

O professor Tauá Melo, Coordenador do Curso de Biomedicina e de Pesquisa e Extensão da FTC Jequié, explica que a localidade foi escolhida por ser estratégica na aplicação dos projetos de extensão, pesquisa e atividades de campo dos cursos. “Durante todo ano, nossos estudantes desenvolvem atividades na localidade, oferecendo atividades propostas pelas disciplinas cursadas nos semestres. Podemos chamar o Dia da Responsabilidade Social da FTC como o ‘Dia D’, por reunir todos os cursos nessa grande ação social proposta pela Rede FTC”, explica.

Cada área do conhecimento realizou atividades para beneficiar os participantes da ação. O pessoal da Engenharia Civil fez a medição da área de jardim da creche com a proposta de criar uma proposta de um parque sustentável. A turma de Psicologia criou um mundo lúdico para envolver as crianças em atividades que promoveram o bem-estar. O Centro de Carreiras, em parceria com a Start Empresa Júnior do curso de Administração, fez atendimentos aos participantes orientando sobre mercado de trabalho e elaboração de currículos. E os cursos da área de Saúde realizaram juntos uma feira integrada de atenção à saúde.

Para a professora Rosilda Alves, Diretora da Creche Antônio Astolpho, acolher a ação da Rede FTC é muito gratificante. “As crianças atendidas pela creche e suas famílias perceberam os benefícios da parceria. Estamos felizes com a realização desse Dia de Responsabilidade Social aqui em nosso bairro”, afirmou.

O estudante do quarto semestre de Enfermagem, Victor Souza, participou da ação realizando atendimentos de aferição de pressão arterial e se surpreendeu com os resultados. “Uma experiência gratificante estar próximo à essas pessoas. O que me chamou atenção é que o resultado das aferições de PA na população idosa foi mais positiva do que nos mais jovens. Ajudei essas pessoas passando orientações para a preservação da saúde”, disse.

A professora Milena Bahiense, Diretora geral da FTC Jequié, comemorou o sucesso de mais uma edição da Semana de Responsabilidade Social na cidade. “Tenho muito que agradecer a ter parceiros como o SESC, o 8º Grupamento de Bombeiros, a equipe da Creche, nossos colaboradores, professores e estudantes. A proposta de uma formação humanística estimula a busca do conhecimento com a aplicação concreta de uma experiência transformadora da realidade de vivemos. Estamos todos muito agradecidos”, comemorou.

A Semana de Responsabilidade Social FTC segue até o dia 28 de setembro com programação em todas as unidades da Rede FTC realizando mais de 10 mil atendimentos gratuitos em outras seis cidades da Bahia, Petrolina e em São Paulo.