Estudante de Mecatrônica participa de curso sobre Inteligência Artificial em intercâmbio nos Estados Unidos

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Para a maioria dos universitários o período de recesso é sinônimo de descanso festa e diversão com a família, mas para o estudante Ian Almeida as férias foram bem diferentes. Matriculado no 6º semestre do Curso de Engenharia Mecatrônica, na unidade Paralela, Ian foi selecionado para o Curso de Inteligência Artificial, ofertado pela Universidade de Harrisburg, nos Estados Unidos (EUA), entre os dias 18 de junho e 13 de julho.

Em seu retorno à FTC, Ian conta que o apoio oferecido pela Faculdade foi essencial para que ele pudesse passar por todas as etapas exigidas até que realmente estivesse no outro país. “A FTC facilitou muito para o processo de imigração, por exemplo, pois disponibilizaram uma relação de dados com endereço da Universidade, documentos necessários e informações que seriam exigidas pela Alfândega”, comentou o jovem.

Durante o Intercâmbio, além de conhecer novos colegas vindos de outros países, como a Índia, Ian Almeida conseguiu tirar dúvidas sobre como inserir a Inteligência Artificial em seu Trabalho de Conclusão de Curso. “Ter feito o intercâmbio justamente com esse curso me deu outra visão, principalmente das possibilidades que terei para trabalhar nos projetos dentro da sala de aula. Foi uma luz guiadora para o quê estou planejando até a graduação”, completou.

“Além dos ganhos no campo científico, as pesquisas e cursos trazem grandes benefícios para a formação geral dos estudantes. Esse intercâmbio significa enriquecimento na aprendizagem de ambos, mas também uma grande experiência cultural”, explica o representante da Harrisburg, professor Robert Furey.

Para incentivar outros alunos que sentem vontade de participarem dos projetos firmados através da parceria entre a FTC e a Universidade de Harrisburg, Ian ressalta algumas dicas. “Aprenda outro idioma e não tenha vergonha de se enturmar, pois é muito bom poder ter uma experiência como essa, com um curso tão intenso e ainda ter liberdade para conhecer os outros colegas, se divertir e desfrutar do que o lugar tem para oferecer”, afirma ele.

Parceria entre Instituições de Ensino
Além de Ian, estudantes de outros cursos da FTC puderam ter suas próprias experiências através de outros dois intercâmbios, realizados em 2017. A parceria já havia sido firmada um ano antes, quando alguns projetos de pesquisa entre ambas as Instituições despertaram interesse dos representantes.

O contato começou em 2016, com uma visita de membros do conselho administrativo da Rede FTC à Harrisburg. Após avaliarem diversas instituições na América Latina, a equipe da universidade americana escolheu a FTC, devido a grande estrutura e tradição nas áreas de saúde e ciências biológicas.

O Programa de Intercâmbio Acadêmico e Cultural oferece ao aluno uma formação globalizada, aprimorando a fluência em um segundo idioma e uma experiência de troca de conhecimentos. A oportunidade de participar do projeto também acontece com estudantes que estão em outros países e querem conhecer mais sobre o Brasil e as metodologias de ensino utilizadas no país.

Em maio deste ano, fortalecendo essa ligação, os estudantes da Universidade de Harrisburg foram recebidos na FTC para conhecerem as instalações e participarem das principais atividades acadêmicas. Acompanhados pelos representantes das duas Instituições, os jovens também realizaram visitações em vários pontos turísticos da região e aprenderam sobre a cultura e culinária baiana.

“Desde que saí do Brasil lembro todos os dias como essa viagem me beneficiou não apenas como pessoa, mas também como profissional cientista que me vejo no futuro. Sou eternamente grata por tudo que fizeram por nós, principalmente por deixarem memórias que irá durar toda a minha vida”, comentou Sam Delvalle, estudante de Biologia na universidade americana, após ter concluído o seu intercâmbio na FTC.