Clinica-escola de Odontologia da UniFTC de Juazeiro dá continuidade a ação social para crianças da Fundação Lar Feliz
Em mais uma ação de Responsabilidade Social e com o propósito de promover inclusão social de uma comunidade carente, a Clínica-escola de Odontologia da UniFTC de Juazeiro promoveu nesta segunda-feira (07) o terceiro dia de atendimentos gratuitos a crianças da Fundação Lar Feliz, uma organização sem fins lucrativos situada no município. Na terça feira (08) mais 15 atendimentos infantis serão realizados das 14:40 até às 16:30.
Os atendimentos são comandados pelos estudantes do curso de Odontologia do 8º e 9º períodos da instituição de educação e monitorados por docentes qualificados, que acompanham desde a avaliação até a realização do procedimento e retorno dos pacientes.
Até o momento, 30 crianças estão sendo acolhidas com a realização de mais de 60 procedimentos, dentre cirurgias simples, extrações, limpeza, aplicação de flúor, cuidados com a gengiva e restaurações.
Além dos serviços, os estudantes também estão realizando orientações para prevenção de cáries e mais saúde bucal de forma lúdica e educativa. O objetivo é manter os atendimentos de forma contínua para as crianças da creche escola.
Na opinião de Jamile Safira Souza, professora da Fundação e responsável em trazer as crianças, a iniciativa da UniFTC é de suma importância. “Estes atendimentos odontológicos são super necessários para estas crianças que vivem em situação vulnerável e precisam de parceiros para garantir mais saúde e educação. O acesso é muito difícil para muitas delas e a ajuda só amplia a oferta para a comunidade do Lar Feliz”, ressaltou.
A odontopediatra e professora do curso de Odontologia da UniFTC de Juazeiro, Josemaira Gomes, destaca que a intenção da ação é ampliar os procedimentos já oferecidos por outros parceiros da Fundação, além de colocar em prática o aprendizado adquirido pelos alunos em sala de aula, que os ajudarão a tornar-se profissionais qualificados para o mercado de trabalho.
“Nenhuma criança necessita apenas de um procedimento e elas só recebem alta quando finalizamos todo o tratamento dentário. Cerca de 20 são atendidas por semana. Então, multiplicamos os procedimentos. No lugar de atender apenas 4 por dia, por exemplo, graças a parceria da Clínica-escola da UniFTC aumentamos a oferta de uma saúde bucal saudável”.
A aluna Luciana Fujino, do 9º período de Odontologia, salienta que a experiência de movimentar conhecimento com a prática dos procedimentos e ajudar inúmeras crianças é maravilhosa. “É muito bom exercitar o aprendizado teórico num ambiente estruturado, bonito, moderno, com equipamentos de ponta e muita tecnologia. Não nos falta nada para termos um desenvolvimento na nossa formação profissional. É muito legal também fazer o bem e executar ações deste porte, que cuida e acolhe pessoas”, concluiu.