Estratégia digital contribui para o engajamento das empresas no atual cenário econômico
A pandemia da Covid-19 impactou muitos segmentos. De acordo com a Pesquisa Pulso Empresa, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 33,5% das empresas que estavam em funcionamento na segunda quinzena de agosto de 2020, quando o estudo foi realizado, reportaram que a pandemia teve um efeito negativo. Várias não resistiram e “fecharam as portas”. Outras se reinventaram e passaram a oferecer serviços e produtos em novos formatos. Estudiosos acreditam que diversos processos estão sendo acelerados. Dentre eles, a transformação digital. Negócios que repeliam o uso de tecnologias, tiveram de abraçá-las para sobreviver. Mas, como conquistar o consumidor nesse novo ambiente? Como escolher as ferramentas adequadas para atraí-lo? A resposta é fácil: com estratégia!
“Como que nós construímos isso? Através de pesquisa, através de análise de dados, estruturando um planejamento, entendendo o seu produto, entendendo o seu consumidor, procurando saber onde ele está, quais plataformas ele utiliza, para a partir daí, estabelecer estratégias para cada plataforma”, explicou Rebecca Lyrio, estrategista digital, em uma das aulas magnas oferecidas pela Rede UniFTC na Programação de Boas-Vindas que está sendo realizada até sexta, dia 12 de fevereiro, no canal do Youtube da instituição.
Confira a programação completa: http://bit.ly/BoasvindasUniFTC211
Durante a aula, Rebeca destacou que não é possível ignorar o digital e que agora, já se fala até de uma era pós digital. Mas, ainda é perceptível a dificuldade de empresas e profissionais em responder todas aquelas perguntas e desenvolver um plano de ação. No entanto, ela reforça que esse “olhar para dentro” é fundamental: “Uma comunicação digital só é bem estruturada, só é bem conduzida se tiver os seus pilares bem amarrados”.
A especialista compartilhou algumas orientações para auxiliar nessa caminhada: ter sempre em mente o propósito, conhecer bem a região na qual o negócio está inserido, escutar as “dores” do consumidor e identificar o momento que ele está na jornada do consumo, oferecer conteúdos de qualidade e investir em análise de dados. Sobre essa última sugestão, Rebeca informou que além dos institutos que realizam pesquisas pagas, é possível levantar muitas informações, de forma gratuita, com o Sebrae e Prefeituras.
Para os alunos que estão iniciando a graduação, a convidada esclareceu dúvidas e dividiu algumas dicas de carreira, gestão do tempo, controle da ansiedade e como ter disciplina. Mais aprendizados poderão ser adquiridos nas próximas aulas magnas. Programe-se: http://bit.ly/BoasvindasUniFTC211
|SERVIÇO|
Rede UniFTC promove palestras gratuitas durante a programação de volta às aulas
Quando: De 08 a 12 de fevereiro
Horário: A partir de 19h
Programação completa: http://bit.ly/BoasvindasUniFTC211
Acesso às aulas: http://bit.ly/youtubeboasvindasuniftc211
Participação gratuita