UniFTC Salvador oferece tratamento gratuito para bruxismo

UniFTC Salvador oferece tratamento gratuito para bruxismo

Centro universitário promove atendimento interprofissional para tratar disfunções que afetam a qualidade de vida dos pacientes

A UniFTC Salvador, por meio dos cursos de Odontologia e Fisioterapia, está oferecendo um serviço gratuito de tratamento para pacientes que sofrem de bruxismo e disfunções temporo-mandibulares (ATM). O atendimento faz parte de um projeto interprofissional, que une as duas áreas para proporcionar um cuidado mais completo e eficaz.

Segundo o coordenador do curso de Odontologia da UniFTC Salvador, Bruno Costa Matos, o bruxismo, que consiste no apertamento ou ranger involuntário dos dentes, pode causar sérios danos à saúde bucal e geral dos pacientes. “O bruxismo leva à perda da estrutura dental, seja pelo desgaste gerado pelo atrito entre os dentes ou por fraturas em razão da sobrecarga durante o apertamento. Além disso, muitos pacientes desenvolvem dores de cabeça e tensão muscular nas regiões da cabeça e pescoço, o que impacta fortemente a qualidade de vida”, explica.

O diferencial do tratamento oferecido na UniFTC Salvador é justamente a abordagem interprofissional, que integra Odontologia e Fisioterapia. “O bruxismo deve ser tratado de forma integrada, já que sua causa é multifatorial, envolvendo componentes articulares, musculares e psicológicos. Apenas o uso de placas miorrelaxantes, como é feito tradicionalmente, pode não ser suficiente para garantir resultados satisfatórios a médio e longo prazo”, afirma Bruno Costa Matos. 

Com o tratamento, os pacientes relatam melhorias significativas. Entre os benefícios mais comuns estão a melhora na qualidade do sono, redução de dores musculares e articulares na região de cabeça e pescoço, além de uma mastigação mais eficiente. Outros pontos positivos incluem a maior durabilidade de restaurações e próteses, além da prevenção de fraturas dentais e consequente perda dentária.

Os interessados no tratamento podem agendar avaliações por meio do telefone (71) 3281-8065.