Rede UniFTC se destaca em congressos científicos internacionais com inovação

Rede UniFTC se destaca em congressos científicos internacionais com inovação

A Rede UniFTC tem colhido bons frutos com a Educação Interprofissional (EIP) para além da formação dos seus estudantes, sendo reconhecida em importantes congressos científicos. No X Fórum Sthem Brasil – Inovação Acadêmica e Aprendizagem Ativa, realizado em abril de 2024, a instituição apresentou dois trabalhos e foi premiada com o resumo “O impacto transformador do aplicativo RADE na gestão da iniciação científica”, desenvolvido pela Profª. Drª. Leticia Marostica de Vasconcelos, Coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica da Rede UniFTC.

“Recebemos com grande alegria o certificado de honra ao mérito pelo nosso trabalho. Sermos premiados diante de tantos projetos notáveis foi uma grande conquista, especialmente considerando que o Consórcio Sthem Brasil selecionou apenas 43 trabalhos entre os 752 apresentados, refletindo a excelência nas áreas de ações comunitárias, estratégias de aprendizagem ativa e gestão”, ressaltou Letícia. “Essa premiação também reconhece o impacto positivo que o RADE tem gerado, destacando sua significativa contribuição para o avanço da ciência e da gestão acadêmica”.

O aplicativo RADE Estágio transformou a gestão da iniciação científica na Rede UniFTC. Originalmente desenvolvido para a administração de estágios supervisionados, o RADE foi adaptado e expandido para acompanhar 38 projetos de pesquisa de iniciação científica, mostrando sua versatilidade e impacto significativo na academia. “A plataforma oferece uma centralização completa para o registro, monitoramento e avaliação das atividades, permitindo uma supervisão mais ágil e transparente. A comunicação entre orientadores e estudantes foi amplamente aprimorada, com o aplicativo facilitando um acompanhamento mais próximo e contínuo das atividades de pesquisa”, explicou a coordenadora. Dessa forma, através da coleta automatizada de dados e da integração de informações, o RADE oferece uma visão clara e organizada do progresso dos projetos, melhorando a eficiência na gestão, mas também promovendo uma maior colaboração entre todos os envolvidos.

A Rede UniFTC também marcou presença na 8th Conference on Research in Education, Teaching and Learning, com a participação do gerente de Saúde Rodrigo de Jesus como speaker do congresso. Esta conferência internacional é um importante ponto de encontro para cientistas, pesquisadores e acadêmicos, oferecendo aprendizado e networking. O evento cobre os temas mais relevantes nas áreas de ensino e educação, incluindo os mais recentes avanços tecnológicos e suas aplicações para enfrentar as necessidades e desafios das comunidades locais. 

No 6º Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde, foram apresentados 11 trabalhos de professores de toda a Rede, relacionados às práticas interprofissionais. Este colóquio, promovido pela Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (ReBETIS), visa ampliar e fortalecer as discussões sobre educação e trabalho interprofissional em saúde. A ReBETIS congrega docentes, pesquisadores, graduandos, pós-graduandos, profissionais e usuários dos serviços de saúde para promover uma formação e atenção alinhadas às necessidades da população e ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Dentre os trabalhos apresentados, destacam-se “Simulação em Ambientes Virtuais: Desenvolvimento de Professores Durante a Jornada Pedagógica para Educação Interprofissional,” de autoria de Rodrigo de Jesus, Laise Dórea Fernandes Vasconcelos, Gilmara Vasconcelos de Sousa, Hayana Leal Barbosa, Rodrigo da Silva Sampaio e Hugo José Cavalcanti Coelho Pereira; e “Metodologias Ativas de Aprendizagem e Interprofissionalidade na Formação em Gestão em Saúde,” dos autores Irlane Batista Figueiredo, Amanda Maria Villas Bôas Ribeiro, Hayana Leal Barbosa e Nívia Vanessa Carneiro dos Santos.

“A participação da Rede UniFTC em eventos acadêmicos de renome é uma prova do compromisso e da qualidade dos nossos programas educacionais interprofissionais. Esses reconhecimentos não só validam nosso modelo de ensino, mas também incentivam nossos docentes e estudantes a continuarem buscando soluções inovadoras e colaborativas para os desafios da saúde”, destaca o gerente dos cursos da área da Saúde.

Ouça o podcast e saiba mais sobre o Interprofissionalismo na Rede UniFTC: Clique aqui

Pular para o conteúdo