UniFTC Salvador firma convênio com instituto português para intercâmbio acadêmico

O Centro Universitário UniFTC de Salvador celebrou, nesta quarta-feira (12), um convênio de cooperação com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), localizado em Barcelos, Portugal. A parceria tem como principal objetivo estimular a mobilidade acadêmica de docentes e discentes, fortalecendo o intercâmbio internacional e proporcionando novas oportunidades de aprendizado. O IPCA é uma instituição do ensino superior pública portuguesa criada em 1994, e oferece cursos de licenciatura, mestrados, especialização tecnológica, pós-graduação, em regime diurno e pós-laboral.
Com o acordo, alunos de graduação e professores da UniFTC Salvador poderão cursar disciplinas, realizar estágios e participar de atividades extracurriculares no IPCA. O convênio também irá possibilitar que estudantes desenvolvam teses de mestrado e doutorado em Portugal, promovendo uma formação acadêmica ainda mais ampla e diversificada. A parceria proporcionará ainda acesso a diferentes métodos e práticas acadêmicas, enriquecendo a experiência educacional dos alunos e aprimorando a qualidade do ensino.
“A cooperação abre oportunidades para estabelecer conexões profissionais e acadêmicas que podem ser benéficas para a carreira e a pesquisa dos acadêmicos”, explicou Cristiano Lôbo, reitor da UniFTC Salvador. “Essa parceria representa uma iniciativa valiosa que traz benefícios tanto para os alunos quanto para as instituições envolvidas, contribuindo para a formação de profissionais mais completos e bem preparados para os desafios do mercado global”, celebrou o gestor.
Internacionalização na Rede UniFTC
A internacionalização do ensino superior tem sido um fator determinante para a qualificação profissional e o enriquecimento acadêmico. Parcerias como esta possibilitam um contato direto com diferentes culturas e metodologias de ensino, preparando os estudantes para desafios globais e ampliando suas perspectivas no mercado de trabalho.
Representante do IPCA, a professora doutora Maria José Fernandes destacou a importância dessa cooperação para ambas as instituições: “A mobilidade nos nossos dias é uma condição de quem está a estudar e, naturalmente, o Brasil, sendo um país em que a língua é comum, é muito atrativo, o que torna essa cooperação fundamental. Já temos parceria com a Unex Feira de Santana e agora estamos aprofundando essa conexão”, afirmou.
Ela também ressaltou a retomada do investimento na internacionalização do ensino após os desafios impostos pela pandemia: “Nos últimos anos, a internacionalização sofreu um investimento muito grande. Naturalmente, com a pandemia, tivemos uma quebra nesse caminho, mas, a partir de 2022, voltamos a fortalecer essa área. A experiência internacional é muito positiva, pois abre horizontes, permite o conhecimento de novas culturas e proporciona vivências enriquecedoras. Neste processo de globalização, precisamos interagir com outros países. A distância com o Brasil é grande, mas não é impossível superar essa barreira”.

Convênio foi assinado nesta quarta-feira (12), na UniFTC Salvador. Foto: Divulgação.