Fisioterapia
A Fisioterapia é uma área que forma profissionais capazes de identificar, avaliar e tratar lesões que interferem na capacidade física e funcional de pacientes.
A Fisioterapia é a ciência que cuida, estuda, realiza diagnóstico, previne e trata pacientes com problemas cinéticos funcionais em órgãos e sistemas do corpo humano. Seu surgimento está ligado à reabilitação das pessoas no período pós-guerra, em meados do século XX.
O fisioterapeuta, em diversos momentos, receberá exames, laudos e avaliações médicas, assim como, poderá fazer consultas e avaliações que estejam dentro de suas atribuições. Esses profissionais preservam, desenvolvem e restauram, através da reabilitação, a integridade dos órgãos, sistemas e funções, utilizando conhecimentos e recursos próprios nos processos terapêuticos, na promoção da melhoria da qualidade de vida.
Muitos pacientes recorrem a um Fisioterapeuta ao ter alguma lesão ou problema muscular. O Fisioterapeuta atua através de mecanismos terapêuticos sistematizados pelos estudos das ciências morfológicas, fisiológicas, patológicas, bioquímica, biofísica, biomecânica, sinergia funcional, cinesia patologia de órgãos e sistemas do corpo humano, além das disciplinas comportamentais e sociais.
Essa profissão vem se lapidando desde a sua origem e hoje as novas técnicas e tecnologias permitem que os especialistas possam estar sempre atualizados. Os métodos mais conhecidos são o do uso do corpo como instrumento, através de movimentos e exercícios, mas também, aplicação de calor, frio, laser, eletroestimulação, massagens, uso de componentes mecânicos e acupuntura.
Os Fisioterapeutas também encontram espaço nos programas de gerenciamento de riscos das empresas, na orientação de funcionários sobre como evitar doenças ligadas às atividades e aos ambientes de trabalho. Cargos como gerente de serviços de saúde e programas de prevenção à saúde em geral, necessitam da presença de um Fisioterapeuta.
Juazeiro – Portaria seres/mec nº 278, de 2 de agosto de 2023
Salvador
Portaria de Reconhecimento nº 39 de 31 de março de 2023.
Portaria de Autorização nº 1110 de 1 de outubro de 2021
A faculdade de Fisioterapia prepara o profissional do futuro para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o mercado de trabalho.
Ela estabelece suas ações pedagógicas focadas nos quatro princípios indicados pelo Ministério da Educação: respeito ao bem-estar do paciente; sustentabilidade ambiental; ética e o atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais.
O curso de Fisioterapia possui:
O Fisioterapeuta deve possuir uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, e ser capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com uma visão ampla.
Se especializar em uma das áreas da Fisioterapia é a chave para um futuro profissional brilhante, pois essa é uma área que está crescendo cada vez mais.
De acordo com a revista Exame, durante a pandemia da Covid-19, a procura por fisioterapeutas cresceu em 725% em 2020 e 2021.
Os Fisioterapeutas podem trabalhar com:
Além de desenvolver as competências e habilidades necessárias para dominar o mercado de trabalho, o fisioterapeuta precisa gostar da área de saúde e do cuidado de seres humanos. A depender da área de atuação, a rotina do profissional pode ser bastante difícil, sobretudo para quem trabalha em hospitais e emergências.
A função principal do profissional de Fisioterapia é oferecer um tratamento específico com enfoque na reabilitação ou recuperação dos seus pacientes, restabelecendo o seu bem estar através de soluções assertivas a problemas articulares, musculares, cardiovasculares e respiratórios.
Cursos, workshops e Projetos Integradores são diferenciais durante a carreira acadêmica para preparar o profissional para o mercado de trabalho.
O mercado de trabalho também pode exigir conhecimentos em outras áreas, a exemplo da gestão financeira, marketing e finanças, sobretudo para quem pensa em empreender.
A graduação em Fisioterapia, ofertada nas unidades da Rede UniFTC nas cidades de Feira de Santana, Salvador, Itabuna, Jequié, Juazeiro e Vitória da Conquista, está alicerçada no Interprofissionalismo e na realização de atividades práticas desde os primeiros semestres. Desta forma, garante ao Profissional do Futuro o desenvolvimento de competências e habilidades para que ele possa atuar de forma interdisciplinar na solução de problemas reais.
O curso possui um quadro de docentes qualificados, entre mestres e doutores, que executam um currículo baseado em Metodologias Ativas, integrando os alunos em aulas dinamizadas e participativas, com abordagem interpessoal. As Metodologias Ativas incentivam o aluno a ser o foco do aprendizado, estimulando o desenvolvimento do conhecimento teórico associados à atividades práticas, para desenvolver as competências específicas de cada área profissional.
O estudante tem ainda a oportunidade de participar de visitas técnicas, projetos de monitoria, pesquisa e extensão, importantes para a sua vivência acadêmica.
O curso também busca explorar o lado empreendedor do estudante, afinal, muitos egressos acabam abrindo o próprio negócio ou atuando como consultores. Para explorar essas vertentes, a graduação promove momentos de contato com a comunidade, com profissionais e empresas por meio dos projetos de extensão e atividades em comunidade.
A Rede UniFTC oferece aos estudantes do curso de Fisioterapia uma infraestrutura moderna e equipada, com clínicas-escola próprias, que proporcionam atendimentos clínicos abertos à população. Nelas, o graduando pode integrar equipes de atendimento supervisionado por professores desde o início do curso.
Nossos laboratórios e Clínicas-Escolas são referências na área, dispondo de equipamentos adequados aos métodos terapêuticos, desempenhando um papel importante no tratamento e prevenção das doenças respiratórias.
Nas aulas práticas os alunos têm acesso a equipamentos como: estabilizadores, monitor multiparamétrico, ventilador pulmonar, aspirador de secreção, espirômetro portátil, power breathe e aspirador cirúrgico de sangue e saliva. Também contam com laboratórios específicos e Clínica-Escola voltada ao atendimento comunitário nas especialidades da Fisioterapia.
As unidades da Rede UniFTC que oferecem o curso de Fisioterapia possuem recursos multimídia e conexão wi-fi, fornecem materiais digitais e simulações de problemas no ambiente virtual. São oferecidas instalações com o máximo de conforto e conectividade, como a Sala Google, para que você se insira nas principais tendências globais.
A formação do fisioterapeuta ocorre através de vivências que permitem articulação teórico-prática e favorecem o desenvolvimento de competências e habilidades gerais e específicas para o exercício profissional.
Com este propósito, a metodologia didático pedagógica empregada está pautada nos princípios da metodologia ativa e considera o docente como um mediador, visando autonomia no processo de aprendizagem do estudante.
As Clínicas-Escolas da Rede UniFTC proporcionam atendimentos fisioterapêuticos gratuitos para a população. O graduando pode integrar equipes de atendimento supervisionado por professores desde o início do curso.
Realização de estágios nas mais diversas áreas de atuação
Através da parceria com uma rede de convênios em todas as cidades que possuem o curso de Fisioterapia da Rede UniIFTC, a graduação proporciona aos alunos a realização de estágios nas mais diversas áreas de atuação na Fisioterapia, como hospitais locais, clínicas locais e casas de repouso para idosos. Assim, o aluno tem uma qualificação otimizada, com o desenvolvimento de suas competências e habilidades, na prática.
O Centro de Carreiras contribui com a empregabilidade de alunos e egressos, por meio da prestação de serviços gratuitos aos estudantes a partir de orientações profissionais, estruturação de currículos. Ele facilita a relação do aluno com grandes empresas e segmentos corporativos para a inserção de estágios e parcerias de pesquisa.
As disciplinas específicas e multidisciplinares da matriz curricular do curso de Fisioterapia, pautadas no Interprofissionalismo, auxiliam no desenvolvimento do raciocínio integrado e clínico.
Com a Educação Interprofissional, é possível articular melhor o ensino, a extensão e a pesquisa junto ao alinhamento do Projeto Pedagógico Institucional, que expressa e prioriza a perspectiva da formação de profissionais éticos e comprometidos com a sociedade em que vivem.
A matriz curricular do curso de Fisioterapia é composta por 43 disciplinas, com uma carga horária total de 4.000 horas, sendo elas, 1.600 teóricas, 1.260 práticas e 1.160 digitais.