Jornalismo
Quem estuda Jornalismo aprende como funciona a produção de notícias, desde a investigação dos fatos, até as técnicas de entrevista e captação de imagens.
O jornalismo, antes da explosão da Internet, era chamado de “Quarto Poder”, ou seja, um poder além dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Daí, já conseguimos ter um pouco de noção da importância dessa profissão e da responsabilidade que os Jornalistas têm nas mãos.
No curso de Jornalismo, o estudante se capacita para produzir notícias para os meios de comunicação (jornais, revistas, rádio, TV e internet), seja como repórter ou como assessor de imprensa. Durante o curso, o estudante aprende a investigar, compreender, informar e narrar acontecimentos, fatos ou situações que ocorrem na sociedade.
Com o advento da internet, também foram acrescentados às novas funções do Jornalista, o gerenciamento de redes sociais. O curso de Jornalismo é vivo, dinâmico e a sua grade curricular precisa acompanhar as tendências e inovações do mercado, para possibilitar aos estudantes as melhores experiências de aprendizado.
O estudante de Jornalismo deve ter o senso de responsabilidade e compromisso com sua futura profissão. Deve apurar os fatos com exatidão e buscar fontes confiáveis para passar ao público as informações corretas.
No curso de Jornalismo, o estudante aprende a adequar a linguagem das notícias e reportagens a serem transmitidas de acordo com a mídia em que serão veiculadas e o público que deseja atingir.
Entre as áreas de estudo do curso de Jornalismo temos Semiótica, Marketing, Oficina da Comunicação Audiovisual, Assessoria de Imprensa, Cibercultura e Novas Tecnologias, Teorias da Comunicação, Técnicas de Redação, Oficina de Jornalismo Impresso e Fotojornalismo.
Salvador – Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 949 de 30 de agosto de 2021
A faculdade de Jornalismo prepara o profissional do futuro para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o mercado de trabalho.
O objetivo da graduação em Jornalismo é formar profissionais aptos a redigir textos e elaborar notícias, buscando sempre a veracidade dos fatos, além de buscar acontecimentos atuais e que sejam relevantes para seu público-alvo.
O curso de Jornalismo possui:
O mercado de trabalho para Jornalistas é muito diversificado. Há oportunidades nos campos mais tradicionais de atuação (jornais impressos e onlines, rádio e TV) e também nos mais novos, como assessoria de imprensa e produção de conteúdo para internet (marketing digital e blogs).
Como é uma área bem segmentada, a concorrência é alta e o profissional que quiser se destacar no mercado precisa mostrar, além do talento, o seu diferencial diante dos seus concorrentes. Cursos, workshops, experiências em outras áreas e a criatividade diante de diversos cenários são pontos importantes para o novo Jornalista.
Atualmente, as áreas que mais contratam são as de assessoria de imprensa, comunicação institucional, comunicação digital (marketing, social media), gestão de pessoas e gestão de projetos.
O Jornalista precisa estar constantemente se reciclando. O mercado vem se modificando e as suas exigências direcionam as atualizações que os profissionais precisam procurar. A criatividade, embora essencial para essa área, não pode ser a única skill do jornalista.
Para quem está entrando no mercado, é preciso entender que é necessário saber fazer de tudo um pouco. O Jornalismo está integrado à comunicação, mas também às redes sociais. É preciso desenvolver soft e hard skills para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.
Além de desenvolver as competências e habilidades necessárias para dominar o mercado de trabalho, o jornalista precisa gostar de escrever e de contar histórias. É preciso estar preparado para lidar com situações inesperadas, como gerenciamentos de crises, no caso da assessoria de comunicação, e fontes que não respondem, como na imprensa.
É essencial manter os conhecimentos atualizados para acompanhar as inovações e os conhecimentos atualizados, principalmente com as redes sociais, através de cursos, workshops, especializações e palestras.
O mercado de trabalho permite atuar na comunicação de outras áreas, como no marketing para o segmento de saúde, um conhecimento muito importante, sobretudo para quem pensa em empreender.
Ser um Jornalista de destaque no mercado não é uma tarefa fácil e exige bastante do profissional, afinal, são diversas as qualidades que essa área pede do profissional.
Entre as principais habilidades, temos:
A graduação em Jornalismo, ofertada na unidade de Salvador, está alicerçada no Interprofissionalismo e na realização de atividades práticas desde os primeiros semestres. Desta forma, garante ao Profissional do Futuro o desenvolvimento de competências e habilidades para que ele possa atuar de forma interdisciplinar na solução de problemas reais.
O curso possui um quadro de docentes qualificados, entre mestres e doutores, que executam um currículo baseado em Metodologias Ativas, integrando os alunos em aulas dinamizadas e participativas, com abordagem interpessoal. As Metodologias Ativas incentivam o aluno a ser o foco do aprendizado, estimulando o desenvolvimento do conhecimento teórico associados à atividades práticas, para desenvolver as competências específicas de cada área profissional.
O estudante tem ainda a oportunidade de participar de visitas técnicas, projetos de monitoria, pesquisa e extensão, importantes para a sua vivência acadêmica.
O curso também busca explorar o lado empreendedor do estudante, afinal, muitos egressos acabam abrindo as próprias agências ou atuando como consultores. Para explorar essas vertentes, a graduação promove momentos de contato com a comunidade, com profissionais e empresas por meio dos projetos de extensão e atividades em comunidade.
A Rede UniFTC oferece aos estudantes do curso de Jornalismo uma infraestrutura moderna e equipada com dois estúdios, além de laboratórios de informática com programas para diagramação, operação, ilhas de edição de áudio e audiovisual.
As disciplinas teóricas e práticas trazem a experiência do aluno para o mercado de trabalho com foco nas áreas de Fotojornalismo, Radiojornalismo, Técnica de Reportagem e entrevista, Produção Cultural, Oficina da Imagem, Assessoria de Imprensa, Jornal Laboratório, Jornalismo Digital e Documentário.
Como diferencial, o Design Thinking possui foco no ser humano para a inovação, levando o estudante a pensar de maneira crítica e criativa para desenvolver ideias, organizar informações, tomar decisões e adquirir conhecimento.
O curso de Jornalismo da Rede UNIFTC possui recursos multimídia e conexão wi-fi, além de fornecer materiais digitais e simulações de problemas no ambiente virtual. São oferecidas instalações com o máximo de conforto e conectividade, como a Sala Google, para que você se insira nas principais tendências globais.
As disciplinas específicas e multidisciplinares da matriz curricular do curso de Jornalismo, pautadas no Interprofissionalismo, auxiliam no desenvolvimento do raciocínio integrado.
Com a Educação Interprofissional, é possível articular melhor o ensino, a extensão e a pesquisa junto ao alinhamento do Projeto Pedagógico Institucional, que expressa e prioriza a perspectiva da formação de profissionais éticos e comprometidos com a sociedade em que vivem.
A matriz curricular do curso de Jornalismo é composta por 47 disciplinas, com uma carga horária total de 3.020 horas, sendo 2.480 horas teóricas e 580 horas práticas.
No início do curso, o aluno estuda disciplinas como: