Medicina Veterinária
A Medicina Veterinária forma profissionais que se dedicam à saúde animal. Desde os bichos de pequeno porte, até os animais silvestres, aquáticos e exóticos.
Muito além de ser “a arte de curar os animais”, a Medicina Veterinária trabalha na defesa e promoção da saúde animal, ambiental, e humana, através do contexto mundial de Saúde Única.
Isso acontece quando esses três pilares operam de forma integrada, principalmente no que se refere à adoção de políticas públicas efetivas para reduzir os riscos e a disseminação de doenças infecciosas, resultantes da interação entre animais, humanos e ecossistemas.
O Médico Veterinário atua de forma generalista ou nas especialidades, como por exemplo, inspeção sanitária, criação, manejo, nutrição, alimentação, melhoramento genético, produção e reprodução animal e na promoção e preservação do bem-estar animal.
Estão entre as áreas de estudo do Médico Veterinário a Farmacologia, Microbiologia e Parasitologia, Criação e Manejo, Cirurgia e Diagnóstico de Saúde Animal.
Salvador – Portaria de Autorização nº 368 de 28 de janeiro de 2022
A faculdade de Medicina Veterinária prepara o profissional do futuro para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o mercado de trabalho.
Ela estabelece suas ações pedagógicas focadas nos quatro princípios indicados pelo Ministério da Educação: respeito ao bem-estar animal; sustentabilidade ambiental; ética e o atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais.
O curso de Medicina Veterinária possui:
Faça parte dessa transformação
A Medicina Veterinária está em alta e tem perspectivas de crescimento. Um dado nos ajuda a entender o impacto desse mercado: em 2020, o segmento pet movimentou 34 bilhões de reais, segundo a Friedman, empresa especializada em produtividade e vendas.
Esse número pode ser explicado pela quantidade de animais de estimação: os brasileiros possuem mais de 139 milhões deles, de acordo com números da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação. Já no setor da pecuária, o país lidera o ranking de bovinos do mundo, com 212 milhões, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal.
Esse aquecimento no setor também vem acompanhado do aumento na procura por especialistas. Isso significa que os médicos veterinários devem continuar os estudos após a graduação, aprofundando os conhecimentos.
Além de desenvolver as competências e habilidades necessárias para dominar o mercado de trabalho, o Médico Veterinário precisa, sobretudo, gostar de animais, sejam eles domésticos ou silvestres. A depender da área de atuação, a rotina desse profissional pode ser bastante difícil, principalmente para quem trabalha com urgência e emergência. É preciso estar preparado para lidar com animais em diferentes condições e estados de saúde, por exemplo.
Também é importante manter os conhecimentos atualizados para acompanhar as inovações tecnológicas e científicas por meio de especializações, treinamentos e palestras. Hoje em dia é possível contar com Inteligência Artificial e Machine Learning no cotidiano do profissional de Medicina Veterinária. O mercado de trabalho também pode exigir conhecimentos em outras áreas, a exemplo da gestão financeira, marketing e finanças para veterinários, sobretudo para quem pensa em empreender.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma lista de competências mínimas necessárias para a formação de um médico veterinário, sendo algumas delas:
A graduação em Medicina Veterinária, ofertada nas unidades da Rede UniFTC nas cidades de Feira de Santana, Itabuna, Salvador e Vitória da Conquista, está alicerçada no Interprofissionalismo e na realização de atividades práticas desde os primeiros semestres. Desta forma, garante ao Profissional do Futuro o desenvolvimento de competências e habilidades para que ele possa atuar de forma interdisciplinar na solução de problemas reais.
O curso possui um quadro de docentes qualificados, entre mestres e doutores, que executam um currículo baseado em Metodologias Ativas, integrando os alunos em aulas dinamizadas e participativas, com abordagem interpessoal. As Metodologias Ativas incentivam o aluno a ser o foco do aprendizado, estimulando o desenvolvimento do conhecimento teórico associados à atividades práticas, para desenvolver as competências específicas de cada área profissional.
O estudante tem ainda a oportunidade de participar de visitas técnicas, projetos de monitoria, pesquisa e extensão, importantes para a sua vivência acadêmica.
O curso também busca explorar o lado empreendedor do estudante, afinal, muitos egressos acabam abrindo o próprio negócio ou atuando como consultores. Para explorar essas vertentes, a graduação promove momentos de contato com a comunidade, com profissionais e empresas por meio dos projetos de extensão e atividades em comunidade.
A Rede UniFTC oferece aos estudantes do curso de Medicina Veterinária uma infraestrutura moderna e equipada, com clínicas-escola próprias, que proporcionam atendimentos clínicos e cirúrgicos em pequenos animais. Nelas, o graduando pode integrar equipes de atendimento supervisionado por professores desde o início do curso.
Os laboratórios específicos, como o de Anatomia Patológica Animal, têm ossos de grandes vertebrados e modelos sintéticos. O ensino da Morfofisiologia Animal é realizado de forma inovadora, com recurso da plataforma digital 3D.
As unidades da Rede UniFTC que oferecem o curso de Medicina Veterinária possuem recursos multimídia e conexão wi-fi, fornecem materiais digitais e simulações de problemas no ambiente virtual. São oferecidas instalações com o máximo de conforto e conectividade, como a Sala Google, para que você se insira nas principais tendências globais.
As disciplinas específicas e multidisciplinares da matriz curricular do curso de Medicina Veterinária, pautadas no Interprofissionalismo, auxiliam no desenvolvimento do raciocínio integrado e clínico.
Com a Educação Interprofissional, é possível articular melhor o ensino, a extensão e a pesquisa junto ao alinhamento do Projeto Pedagógico Institucional, que expressa e prioriza a perspectiva da formação de profissionais éticos e comprometidos com a sociedade em que vivem.
A matriz curricular do curso de Medicina Veterinária é composta por 46 disciplinas, com uma carga horária total de 4.000 horas, sendo elas, 2.280 teóricas, 480 práticas e 1.240 digitais.
Nos semestres iniciais da graduação em Medicina Veterinária, o estudante tem contato com disciplinas como:
Os projetos integradores interprofissionais, onde os estudantes articulam atividades de pesquisa e extensão, são realizados desde o primeiro semestre nas seguintes disciplinas:
Ao longo do curso, o estudante tem contato com as disciplinas específicas da área, como:
Os estágios supervisionados são realizados em clínicas próprias e instituições.