Nutrição
A Nutrição também faz parte da área da Saúde. Conhecida como a ciência da alimentação, ela compreende a dietética e o estudo das propriedades dos alimentos.
Alguns dizem que Nutrição é a ciência dos alimentos, mas, a área vai além e compreende a relação dos alimentos e sua ação no organismo humano. Ou seja, todos os processos fisiológicos e nutricionais, domínio de dietética, terapia nutricional, como a alimentação age para a prevenção, tratamento e combate de doenças, contando também com os aspectos culturais e socioeconômicos de cada população.
Já dá para perceber que o curso de Nutrição é muito mais do que passar dietas, embora essa orientação seja muito importante, mas se trata, principalmente, de mudar a relação que as pessoas têm com a alimentação, ensinando-as a comer corretamente para que possam preservar sua saúde e bem estar durante toda a vida.
Com os conhecimentos adquiridos no curso, o bacharel em Nutrição consegue identificar quais são as carências nutricionais de seu público e ajudar, através da alimentação adequada, a garantir que seus pacientes não desenvolvam doenças por conta de uma deficiência nutricional.
Engana-se quem pensa que o nutricionista só encontra mercado nas clínicas e hospitais. Esse profissional também pode trabalhar em indústrias alimentícias e restaurantes, supervisionando a preparação dos alimentos, na área da saúde pública, empresas, escolas e tantos outros espaços.
Juazeiro – Portaria de Autorização nº º 1.061, de 6 de outubro de 2017
Salvador – Portaria de Reconhecimento nº 121, de 29 de maio de 2023
A graduação em Nutrição tem um currículo com disciplinas gerais na área da saúde, nas áreas de fisiologia, anatomia humana geral e bioquímica, mas também possui uma carga horária destinada aos conteúdos específicos da formação profissional.
O curso de Nutrição conta com componentes curriculares que envolvem aulas teóricas e práticas sobre educação alimentar, avaliação nutricional, qualidade dos alimentos, técnicas de preparo e conservação dos alimentos, higiene e controle de alimentos, segurança alimentar e tantas outras.
Além das atividades práticas, o estudante também realiza estágio obrigatório que deve ter a carga horária dividida entre os setores de Nutrição Clínica, Social e Unidades de Alimentação e Nutrição e deve realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O curso de Nutrição possui:
A área de Nutrição possui um atrativo mercado de Trabalho e de acordo com informações disponibilizadas pela Confederação Nacional dos Nutricionistas (CFN), o setor vem crescendo a cada ano por conta do aumento da expectativa de vida. Somente entre 2000 e 2018, o número de profissionais de nutrição aumentou de 25 para 137 mil.
Graças a amplitude e reconhecimento da importância desse profissional, os nutricionistas estão ocupando cada vez mais espaços. Além das já conhecidas áreas de Nutrição Estética, Nutrição Clínica, Gastronomia e Segurança Alimentar e Nutricional, há grandes possibilidades de trabalho nas áreas de Marketing de Alimentos, Personal Diet, Nutrigenômica e Nutrigenética, Catering, Fitoterapia, Coaching Nutricional e consultoria para a elaboração de novos produtos.
São diversas as opções e espaços em que esse profissional é solicitado, como por exemplo: nas clínicas e hospitais, que são os locais mais comuns, na gastronomia, lanchonetes, restaurantes, indústrias alimentícias, supermercados, escolas, integrado às equipes esportivas de clubes de diversas modalidades e em centros de saúde coletiva.
O profissional do futuro da área de Nutrição deve ser capaz de contribuir para promover, manter ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais.
Ele também deve ter uma formação generalista, humanista e crítica. Ser capacitado para atuar, visando à segurança alimentar e a atenção dietética, em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais.
Mas além disso, o mercado de trabalho atual exige que os profissionais estejam em constante atualização, tenham boa comunicação, e inteligência emocional para resolver conflitos, saibam trabalhar em equipes interprofissionais, agregando conhecimento de outras áreas da saúde à de nutrição.
Quais são as principais competências do profissional de Nutrição?
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), são competências gerais do profissionais de Nutrição:
Quem escolhe a Rede UniFTC tem a certeza de uma formação pautada em um currículo moderno, desenvolvido por competências e com uma abordagem Interprofissional. Com uma infraestrutura diferenciada, que permite aos estudantes experimentar diversas possibilidades de carreiro, o estudante da UniFTC pode atuar em qualquer área.
Durante os 4 anos de curso, os estudantes são estimulados a desenvolver habilidades técnicas e comportamentais que não só atendem as exigências do mercado, mas superam as expectativas. Através de uma didática especializada e um modelo de ensino-aprendizagem inovador e moderno, a instituição garante uma formação completa e diferenciada.
O Nutricionista graduado pela UniFTC sabe lidar com qualquer demanda do mercado, pois, durante a graduação ele tem acesso ao que há de mais moderno quando se trata de infraestrutura, laboratórios bem equipados, professores qualificados, ensino tecnológico com visão empreendedora, biblioteca física e virtual e um projeto pedagógico direcionado ao mercado de trabalho.
Para que os estudantes possam aprimorar seus conhecimentos, é preciso fornecer uma estrutura que dê suporte à aprendizagem. Na Rede UniFTC, todas as unidades que ofertam o curso de Nutrição possibilitam que os estudantes possam se desenvolver através de uma infraestrutura de ponta, com laboratórios bem equipados e Clínicas-Escolas e Núcleo de Atenção Integrada à Saúde.
Na UniFTC Salvador, por exemplo, o curso está bem consolidado no mercado nesses mais de 15 anos de sua existência. Em Itabuna, o curso é considerado destaque e conquistou o prêmio de segundo melhor curso na avaliação do Ranking das Universidades (RUF) no ano de 2019, além de prêmios no Festival Gastronômico da cidade.
A grade curricular do curso de Nutrição é moderna e o aprendizado interprofissional a partir do primeiro semestre, período em que o estudante também já tem a oportunidade de desenvolver atividades de pesquisa e extensão com outros estudantes dos cursos de saúde. Para garantir maior experiência prática, os estágios são realizados nas Clínicas próprias da UniFTC e por meio de parcerias com outras instituições. Pensando em envolver a comunidade externa, os estagiários do curso de Nutrição realizam consultas gratuitas à comunidade de baixa renda, reforçando seu compromisso social.
Como empenho de todos os envolvidos na formação dos estudantes, que ao longo do curso se tornam verdadeiros parceiros do processo de aprendizagem, os egressos da UniFTC se tornam grandes profissionais.
As atividades de ensino, pesquisa e extensão estão contempladas dentro de uma visão integrada, sistêmica e comprometida com a realidade social para a formação de um profissional com capacidade de enfrentar os problemas que a vida lhe apresenta. Os eixos estruturantes do currículo do curso promovem a aprendizagem significativa, por meio da incorporação da Educação Baseada em Competências. Os Projetos Integradores Interprofissionais tornam-se um importante diferencial no curso, pois desde o início da sua formação, os estudantes são desafiados a realizarem projetos autênticos e realistas que promovem a integração e a aplicação de conhecimentos, habilidades e atitudes em situações contextualizadas em problemas interprofissionais, de forma colaborativa, junto aos outros estudantes dos cursos de Saúde.
A instituição defende o uso de metodologias ativas e de recursos da tecnologia da informação e comunicação para otimização do processo de aprendizagem.
As metodologias ativas de ensino e de aprendizagem assumem um papel importante no desenvolvimento de competências, pois levam os estudantes a participarem ativamente da aprendizagem, desenvolverem a responsabilidade com o seu processo de formação, desenvolverem suas capacidades e habilidades mais facilmente e se tornarem mais motivados e interessados nas atividades dos momentos de aprendizagem.
Dentre as diversas metodologias ativas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem do curso estão: Aprendizagem Baseada em Equipes, Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), Sala de Aula Invertida, Método do Caso, Simulação, Práticas Laboratoriais Ativas, Mapas Conceituais, peer instruction, dentre outras.
Para amparar essa formação, os laboratórios da UniFTC foram reestruturados e contam com modernos equipamentos, tudo isso para maximizar o aprendizado. A Rede busca desde cedo promover uma visão ampla da sua formação permitindo discussões multidisciplinares.
Com objetivo proporcionar uma formação ainda mais sólida e oportunizar o contato do estudante com que há de mais inovador e tecnológico em termos de ensino em saúde, o curso também dispõe de softwares específicos e laboratórios virtuais que complementam as habilidades práticas desenvolvidas nos laboratórios de ensino para área de saúde como um todo.
As clínicas de atendimento da UniFTC promovem a extensão e estimulam o aprendizado interprofissional, afinal, toda a área da saúde está integrada. Por isso, os estudantes de nutrição dividem esse espaço com estudantes de Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem, Biomedicina, Farmácia, Psicologia e Medicina, tudo isso para que seja possível experimentar na faculdade a realidade profissional.
Os consultórios e outros espaços de atendimento da Clínica Escola foram idealizados com a premissa de desenvolver atividades de promoção à saúde, educação permanente e pesquisa. Desta forma, considerando a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, as práticas são voltadas à comunidade e fazem parte das atividades teórico-práticas do curso.
O curso é baseado em uma grade curricular integrada, flexível e moderna, com duração de oito semestres, propiciando ao futuro egresso uma rápida inserção no mercado de trabalho.
Projetos de extensão
O curso possui a extensão curricularizada, materializada nos Projetos Integradores Interprofissionais e em disciplinas específicas profissionalizantes, e os estudantes podem também participar de programas de extensão e de responsabilidade social envolvendo a comunidade externa.
A Rede UNIFTC possui grupos de pesquisa cadastrados no CNPq, bem como tem programa de iniciação científica institucionalizado. No currículo, a Pesquisa é desenvolvida precocemente, desde o primeiro período e os estudantes publicam os resultados de suas investigações em revistas científicas da própria instituição. No final da sua formação, os estudantes são estimulados a realizarem a investigação científica interprofissional e publicarem seus resultados em revistas científicas regionais, nacionais e internacionais.
Praticidade é uma regra. Para auxiliar nos estudos, temos uma biblioteca virtual com as principais referências para seu aprendizado, somando mais de 8000 mil títulos disponibilizados na íntegra para serem acessados de qualquer lugar.
“Através de um currículo diferenciado, os estudantes têm acesso às disciplinas interprofissionais com o objetivo de integrá-los e prepará-los para o trabalho em equipe, fundamental para o desenvolvimento de competências colaborativas”
A Matriz Curricular do curso de Nutrição da UniFTC atende as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação, prioriza um projeto pedagógico construído de forma coletiva, priorizando o estudante como sujeito da aprendizagem. Com o auxílio de um corpo docente qualificado, os componentes curriculares buscam garantir uma formação integrada, articulando o ensino, a pesquisa e a extensão, associada ao interprofissionalismo e aos projetos integradores.
O curso de Nutrição da UniFTC tem 3.280 horas, divididas entre as disciplinas teóricas, práticas, optativas, projetos interprofissionais em saúde, estágios, TCC e atividades curriculares complementares.
O que se estuda no curso de Nutrição?
Do 1º ao 3º período os estudantes são apresentados às disciplinas comuns à área da saúde e específicas da nutrição, como:
Do 4º ao 6º período, além das disciplinas interprofissionais, os estudantes vivenciam a nutrição aplicada aos diversos ciclos da vida, como nas disciplinas:
Do 6º ao 8º se iniciam os Estágios, com 240h cada um, Tópicos Avançados e a oferta de disciplinas optativas: