Odontologia
No curso de Odontologia, o estudante se dedica ao estudo e tratamento da arcada dentária. Quem se forma em Odontologia cuida da saúde bucal dos pacientes.
A formação em Odontologia capacita o profissional para trabalhar nos cuidados com a saúde bucal, realizar ações preventivas, procedimentos cirúrgicos, implantes, tratamentos estéticos e de doenças na língua, gengiva e bochechas. Além de exercer sua função em clínicas, consultórios ou até mesmo hospitais, o Cirurgião Dentista pode atuar como autônomo, ou seja, abrindo o seu próprio negócio.
O curso de Odontologia da UniFTC é comprometido com a excelência acadêmica e, para isso, conta com a qualificação dos seus docentes e rigor acadêmico. O objetivo é formar profissionais com embasamento científico aliado à responsabilidade ética e social.
O curso de Odontologia se dedica não só ao tratamento dos dentes, mas também dos ossos da face, gengiva, língua, mordida e toda a articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula ao crânio.
Os estudantes que se interessam pelo curso têm a oportunidade de aprender através do conhecimento teórico e também das atividades práticas promovidas por meio do atendimento odontológico na própria faculdade, em programas sociais ou unidades de saúde.
Ao final da graduação, este profissional estará apto para atuar no mercado de trabalho, realizando atendimentos como cirurgias, restaurações, limpeza de dentes, extração, produção de próteses e estética bucal, além de trabalhar auxiliando no tratamento de doenças que atingem essas regiões.
Juazeiro – Portaria seres/mec nº 278, de 2 de agosto de 2023
Salvador
Portaria de Autorização nº 9 de 10 de janeiro de 2019
Portaria de Autorização nº 427, de 09 de novembro de 2023.
No faculdade de Odontologia, o aluno desenvolve as competências necessárias para atuar como cirurgião dentista, através de disciplinas gerais da área de Ciências Biológicas e da Saúde, a exemplo de Microbiologia, Imunologia, Farmacologia, Fisiologia, Genética; mas também com disciplinas mais específicas como Anatomia, Endodontia Clínica, Estética Dental, Implantodontia, e as profissionalizantes como Radiologia, Ortodontia, Anestesiologia, entre outras.
Para uma formação completa, o estudante realiza diversas atividades em laboratório. Nos primeiros semestres já é possível treinar procedimentos em moldes e manequins. A partir do segundo ano de curso, se iniciam os atendimentos na clínica da universidade, onde os alunos podem aprender na prática o dia a dia da profissão.
O curso de Odontologia possui:
Faça parte dessa transformação
O mercado de trabalho para o cirurgião-dentista varia bastante. Dependendo da região do país, algumas especialidades são mais requisitadas, mas, esse profissional tem diversas possibilidades.
Além de ter seu próprio consultório, o dentista pode trabalhar em uma clínica odontológica com outros dentistas associados, em hospitais, escolas, no serviço público, na docência, em empresas particulares, universidades, como pesquisadores, no serviço previdenciário e até em sindicatos.
Um bom cirurgião-dentista deve ir muito além do domínio das técnicas. O profissional do futuro deve aprender a ter uma visão integral dos seus pacientes. Para isso, ele precisa ter uma formação humanística e bioética, que permita tratar as necessidades de quem chega ao consultório, seja uma extração ou uma limpeza, mas ao mesmo tempo, ter a habilidade de escuta e a sensibilidade para promover um atendimento completo.
Por isso, é importante buscar uma universidade que preze pela qualificação dos seus estudantes de forma integral, sendo pautada pelo interprofissionalismo e que disponibiliza experiências enriquecedoras, como o contato com o público externo, desde os primeiros semestres. Esse tipo de bagagem acadêmica e prática só torna o currículo do profissional ainda mais aperfeiçoado.
Para construir uma carreira profissional consolidada em Odontologia é preciso desenvolver as habilidades e competências que vão além das técnicas empregadas no consultório.
Além de conhecer bem a estrutura dos ossos da face, saber identificar e tratar disfunções que atingem a região, o cirurgião-dentista também deve ter:
Muitas vezes, os pacientes podem chegar ao consultório com problemas mais complexos do que o esperado; portanto, é preciso se preparar para enfrentar situações inesperadas e fora do que é visto comumente nas clínicas.
Habilidades manuais
Todo o trabalho do cirurgião-dentista é feito com as mãos. Portanto, desenvolver habilidades manuais é fundamental para essa atividade.
Sensibilidade e Empatia
Além das questões técnicas, o odontólogo também precisa aprender a ser mais sensível à condição em que os pacientes chegam ao consultório. Não é necessário abandonar o rigor técnico e científico, mas o atendimento humanizado, atuando em todos os níveis de atenção à saúde garante um tratamento muito melhor.
Um Ensino de Qualidade é composto por: tradição, infraestrutura de qualidade e um corpo profissional qualificado. E todos esses elementos podem ser encontrados no curso de Odontologia da UniFTC. A coordenação do curso conta com especialistas, mestres e doutores na área. São profissionais extremamente qualificados para auxiliar os estudantes a desenvolverem as competências exigidas pelo mercado de trabalho.
Para garantir uma formação completa, a UniFTC disponibiliza três clínicas-escola de graduação, uma de pós-graduação, clínica de radiologia, laboratório de pré-clínica e diversas instalações, como os laboratórios e os 27 consultórios, que possibilitam aos estudantes fazer treinamentos antes de atender os pacientes.
A partir do 3º semestre, os estudantes da UniFTC já iniciam a prática profissional. Através de estágios e parcerias com hospitais da rede pública e com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), os alunos da universidade experienciam a prática profissional, atendendo a comunidade interna e externa.
Com uma carga horária maior do que a exigida pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Odontologia da UniFTC possui uma matriz curricular atualizada que inclui práticas integrativas e um currículo pautado no interprofissionalismo. Para garantir que seus estudantes possam se tornar os profissionais do futuro, os alunos têm acesso a conhecimentos que vão além da carga horária comum. Além disso, as aulas são oferecidas nos turnos integral e noturno na unidade Salvador, ampliando o acesso e oferecendo mais opções de flexibilidade para os alunos.
Além das atividades práticas que acontecem desde os primeiros semestres nas clínicas-escolas, o curso de Odontologia da UniFTC desenvolve diversas iniciativas e projetos que beneficiam alunos e comunidade.
Na Clínica Odontológica da UniFTC Salvador são ofertados serviços em diversas áreas, desde cirurgia, endodontia, periodontia, odontopediatria, ortodontia, pronto socorro, próteses dentárias até atendimentos de urgências.
No campus Paralela também foi inaugurado o Instituto de Odontologia das Américas (IOA), que oferece cursos de pós-graduação e cursos rápidos de imersão.
Pensando em garantir mais possibilidades de atuação profissional, a instituição também oferece uma especialização em Ortodontia, com atendimento ao público.
Outro grande projeto é o “Banco de Dentes”. Ainda em desenvolvimento, a iniciativa busca criar uma reserva de órgão dentárias para realização de pesquisas.
O curso de Odontologia da UniFTC possui nota máxima no MEC. Com polos em Salvador, Jequié, Petrolina, Feira de Santana, Vitória da Conquista, e Itabuna, a instituição investiu diversos recursos para oferecer uma infraestrutura de ponta e seja um destaque através de um ensino de qualidade.
Educação Interprofissional
O Interprofissionalismo tem sido um dos elementos que norteiam o curso de Odontologia. Por meio das práticas integrativas, é possível trabalhar de forma integrada à outras áreas da saúde. Com uma visão amplificada, o profissional consegue avaliar o paciente de forma integral.
Formação complementar
O curso de Odontologia da UniFTC tem uma carga horária maior do que a exigida pelo Ministério da Educação (MEC). Sua matriz curricular inclui disciplinas como heiki, odontogeriatria e hipnose.
Realização de estágios nas mais diversas áreas de atuação
No curso de Odontologia da UniFTC os alunos começam a atender a comunidade interna e externa a partir do 3º semestre. Quatro clínicas-escolas de graduação, setor de radiologia odontológica, dois laboratórios de pré-clínica e 52 cadeiras de atendimentos odontológicos e toda uma estrutura disponibilizada para atender as demandas do curso. Além de poder realizar os estágios dentro da universidade, os alunos também podem atuar nos hospitais da rede pública.
Instituto de Odontologia das Américas (IOA)
O Instituto de Odontologia das Américas (IOA) é mais uma possibilidade ofertada para os alunos que querem se qualificar. Instalado no campus Paralela, em Salvador, a unidade oferece cursos de pós-graduação, seguindo três perfis: Especialização, Aperfeiçoamento e Cursos rápidos de imersão. A Rede IOA tem mais de 20 anos de atuação e está presente em diversas regiões do Brasil e também nos Estados Unidos, sendo a maior rede de educação continuada em Odontologia da América.
Instituto de Treinamento em Cadáveres (ITC)
O Instituto de Treinamento em Cadáveres (ITC) é mais um diferencial da UniFTC. Localizado no Campus Paralela, o ITC permite que os alunos possam aprender sobre a Odontologia Legal ou forense. Com o Instituto presente em Salvador, a capital passou a ser a pioneira da cidade da região Norte-Nordeste a ter um centro de treinamento em cadáveres frescos.
Durante os cinco anos dedicado ao curso, o aluno de Odontologia da UniFTC aprende a avaliar seus pacientes de forma geral. Para isso, ele estuda disciplinas básicas, como Bioquímica e Anatomia, que apresentam noções básicas de morfologia, estrutura do corpo humano, metabolismo e outros componentes. Mas também se dedicam ao estudo da região temporomandibular, onde são apresentados os conceitos mais específicos de Periodontia, Cirurgia buco-maxilo facial, Traumatologia buco-maxilo facial e tantas outras.
A matriz curricular é composta por 10 semestres, totalizando 4.000 h de carga horária. As disciplinas teórico-práticas se iniciam a partir do 1º semestre, já o Estágio Supervisionado ocorre a partir do 3º. Ao final da graduação, é preciso completar as 80h de carga horária complementar, além de realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).