Publicidade e Propaganda
No curso de Publicidade e Propaganda, o estudante aprende a fazer campanhas e peças publicitárias para promover empresas, marcas, serviços e produtos.
O primeiro pensamento quando se fala em Publicidade e Propaganda são os anúncios em TV e jornais que acompanhamos diariamente. E, sim, os profissionais dessa área trabalham muito na criação de peças. Mas o que o curso de Publicidade e Propaganda ensina, é muito maior que a elaboração de anúncios.
De acordo com o Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), os investimentos em publicidade no Brasil movimentaram R$19,7 bilhões em 2021. Esse número mostra o aquecimento do mercado publicitário e a importância dessa profissão na relação de empresas e serviços com o mercado e a sociedade.
Os alunos de Publicidade e Propaganda irão estudar matérias da área da Comunicação, mas também Administração e Economia. Entre as principais habilidades para essa profissão estão a criatividade e a boa comunicação, além da necessidade de entender sobre o mercado, as características do seu público-alvo, planejamento e estratégia.
Durante o curso, o aluno aprende a planejar, produzir, criar, difundir e gerenciar a comunicação publicitária, assim como lidar com ações promocionais e de incentivo, identidade corporativa, patrocínio e atividades de marketing e assessoria. O Publicitário é capaz de oferecer um produto ou serviço ao consumidor, promover a sua venda e garantir a sua imagem positiva diante do mercado.
Também é durante a graduação que o aluno desenvolve a arte de produzir embalagens, criar logomarcas, assim como aprende a definir os melhores meios de comunicação para suas campanhas e seu público-alvo. O publicitário também cria textos, imagens e acompanha a produção de seus produtos.
Entre as áreas de estudo do curso de Publicidade e Propaganda temos Elementos e Conceitos das Artes Visuais, Ética e Legislação em Comunicação, Marketing, Mídias, Fotografia Publicitária, Redação Publicitária, Marketing Digital, Liderança e Empreendedorismo, Pesquisa de Mercado, Cibercultura e Novas Tecnologias e Produção Cultural.
Salvador – Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 949 de 30 de agosto de 2021
O curso de Publicidade e Propaganda da UniFTC tem o objetivo de formar profissionais éticos e preparados para o mercado de trabalho. O curso, que tem conceito 4 no Ministério da Educação (MEC), fomenta a criatividade e versatilidade dos futuros profissionais e os mantêm antenados com as mais novas tendências do mercado publicitário.
Com as mudanças constantes nas formas de consumo, o profissional precisa estar atento para atender as demandas do mercado. Por isso, o curso utiliza de atividades como visitas técnicas em agências, produtoras e gráficas.
Outra forma de estimular o conhecimento dos alunos é a partir da realização de eventos como a Semana de Comunicação, palestras, entre outros.
Durante o curso, o aluno se depara com disciplinas que vão aproximá-los do mercado, como as de atendimento de contas, planejamento de campanha, marketing, pesquisa de mercado, além de planejamento de mídia, entre outros.
O curso de Publicidade e Propaganda possui:
Faça parte dessa transformação
O mercado de trabalho para os Publicitários é muito amplo e cheio de oportunidades. Os profissionais podem atuar em agências, em diversas funções, em empresas de diferentes setores ou até mesmo trabalhar de forma autônoma.
Com a explosão da internet e das novas formas de se fazer propaganda, o mercado publicitário também expandiu o seu formato. Para além da publicidade tradicional, veiculada na TV e nos jornais, revistas e outdoors, hoje a publicidade online é um dos segmentos com mais força no mercado.
Nas agências, o publicitário trabalha desde o entendimento da demanda do cliente e da pesquisa de mercado, passando pela pesquisa de conceitos, redação de textos e criação de design. Também faz parte do trabalho do profissional de Publicidade e Propaganda a distribuição do resultado final em diferentes mídias;
O publicitário é responsável por produzir e gerenciar campanhas direcionadas para o fortalecimento da marca, divulgação e impulsionamento das vendas de produtos e serviços.
O Publicitário precisa estar constantemente se reinventando. O mercado vem se modificando e as suas exigências direcionam as atualizações que os profissionais precisam procurar. A criatividade, embora seja uma habilidade essencial para o Publicitário, não pode ser a sua única qualidade profissional.
Para quem está entrando no mercado, é preciso entender que é necessário saber fazer de tudo um pouco. A Publicidade está integrada à comunicação, mas também à economia e ao marketing. É preciso desenvolver soft e hard skills para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo.
Além de desenvolver as competências e habilidades necessárias para dominar o mercado de trabalho, o publicitário precisa ser atualizado e persuasivo. Um bom publicitário sabe utilizar as ferramentas da comunicação para convencer as pessoas e essa habilidade deve ser exercitada desde os trabalhos em equipe. O bom profissional mostra aos envolvidos os frutos que seu trabalho pode proporcionar, engajando-os na campanha.
Com o público-alvo, o Publicitário precisa ter a capacidade de envolver o telespectador em tudo o que o seu produto oferece, de forma clara e objetiva, através de recursos emocionais ou usando argumentos que sejam definitivos para o consumidor.
É essencial manter os conhecimentos atualizados para acompanhar as inovações e os conhecimentos atualizados, principalmente com as redes sociais, através de cursos, workshops, especializações e palestras.
Ser um Publicitário de destaque no mercado não é uma tarefa fácil e exige bastante do profissional, afinal, são diversas as qualidades que essa área pede do profissional.
A graduação de Publicidade e Propaganda ofertada nas unidades de Salvador e Vitória da Conquista, está alicerçada no Interprofissionalismo e na realização de atividades práticas desde os primeiros semestres. Desta forma, garante ao Profissional do Futuro o desenvolvimento de competências e habilidades para que ele possa atuar de forma interdisciplinar na solução de problemas reais.
O curso possui um quadro de docentes qualificados, entre mestres e doutores, que executam um currículo baseado em Metodologias Ativas, integrando os alunos em aulas dinamizadas e participativas, com abordagem interpessoal. As Metodologias Ativas incentivam o aluno a ser o foco do aprendizado, estimulando o desenvolvimento do conhecimento teórico associados à atividades práticas, para desenvolver as competências específicas de cada área profissional.
O estudante tem ainda a oportunidade de participar de visitas técnicas, projetos de monitoria, pesquisa e extensão, importantes para a sua vivência acadêmica.
O curso também busca explorar o lado empreendedor do estudante, afinal, muitos egressos acabam abrindo as próprias agências ou atuando como consultores. Para explorar essas vertentes, a graduação promove momentos de contato com a comunidade, com profissionais e empresas por meio dos projetos de extensão e atividades em comunidade.
A Rede UniFTC oferece aos estudantes do curso de Publicidade e Propaganda uma infraestrutura moderna e equipada com dois estúdios, além de laboratórios de informática com programas para diagramação, operação, ilhas de edição de áudio e audiovisual.
As disciplinas teóricas e práticas trazem a experiência do aluno para o mercado de trabalho com foco nas áreas de Marketing, Mídias, Fotografia Publicitária, Redação Publicitária, Marketing Digital, Liderança e Empreendedorismo, Pesquisa de Mercado, Cibercultura e Novas Tecnologias e Produção Cultural.
Como diferencial, o Design Thinking possui foco no ser humano para a inovação, levando o estudante a pensar de maneira crítica e criativa para desenvolver ideias, organizar informações, tomar decisões e adquirir conhecimento.
O curso de Publicidade e Propaganda da Rede UniFTC possui recursos multimídia e conexão wi-fi, além de fornecer materiais digitais e simulações de problemas no ambiente virtual. São oferecidas instalações com o máximo de conforto e conectividade, como a Sala Google, para que você se insira nas principais tendências globais.
Isso ocorre através da atuação em disciplina teóricas e práticas que trazem a experiência do aluno para o mercado de trabalho
O curso de Publicidade e Propaganda da UniFTC possui Agência Experimental com espaço prático destinado aos cursos de Comunicação Social que atende tanto a dimensão pedagógica quanto a de prestação de serviço e produção institucional. A agência está estruturada para funcionar em primeiro plano como um espaço pedagógico e desta forma, procura-se promover o conceito de espaço laboratorial e de experiências para todos os alunos do Curso de Publicidade e Propaganda.
O curso de Publicidade e Propaganda da UniFTC Vitória da Conquista venceu o Prêmio Bahia Recall Revelação (2014, 2015 e 2016) e o Prêmio Central do Outdoor (2018).
O Centro de Carreiras contribui com a empregabilidade de alunos e egressos, por meio da prestação de serviços gratuitos aos estudantes, a partir de orientações profissionais e estruturação de currículos. Ele facilita a relação do aluno com grandes empresas e segmentos corporativos para a inserção de estágios e parcerias de pesquisa.
As disciplinas específicas e multidisciplinares da matriz curricular do curso de Publicidade e Propaganda, pautadas no Interprofissionalismo, auxiliam no desenvolvimento do raciocínio integrado.
Com a Educação Interprofissional, é possível articular melhor o ensino, a extensão e a pesquisa junto ao alinhamento do Projeto Pedagógico Institucional, que expressa e prioriza a perspectiva da formação de profissionais éticos e comprometidos com a sociedade em que vivem.
A matriz curricular do curso de Publicidade e Propaganda é composta por 47 disciplinas, com uma carga horária total de 3.020 horas, sendo 2.480 horas teóricas e 580 horas práticas.
No início do curso, o aluno estuda disciplinas como:
No 6º semestre, são oferecidas 8 disciplinas optativas:
Nos últimos períodos, os estudantes passam pelo Estágio I e II.