A Geração Z está mudando o mercado de trabalho
Por José Evandro Ferreira*
A Geração Z, composta por jovens nascidos entre 1997 e 2012, está transformando a maneira como o mundo se comporta, e entre essas mudanças está o mercado de trabalho. O ingresso dessa geração nos postos de trabalho traz consigo mudanças significativas que estão redefinindo as práticas do setor, os ambientes corporativos, os modelos de liderança e a inovação nas organizações. Esses jovens cresceram em um mundo digitalmente conectado e apresentam características, expectativas e habilidades únicas que estão impactando diretamente a forma como as empresas operam e se adaptam aos novos tempos.
Uma das características da Geração Z é ser a primeira geração a não conhecer um mundo sem internet. Crescer cercada pela tecnologia em constante modificação colaborou para a construção de um conjunto de habilidades e anseios em relação ao trabalho. Manter o equilíbrio entre vida pessoal e profissional é fundamental para eles. Priorizar a qualidade de vida no ambiente profissional e buscar flexibilidade, diversidade e inclusão nas relações profissionais são características que marcam o comportamento social dessa geração. Um ambiente de trabalho capaz de oferecer essas condições têm uma maior possibilidade de conquistar grandes talentos.
A inovação e o empreendedorismo fomentam a necessidade de movimentar a criatividade, a adaptabilidade e o desejo de causar mudanças e impactos positivos na sociedade. A Geração Z valoriza o aprendizado contínuo e acelerado e espera de seus empregadores a capacidade de oferecer oportunidades para o desenvolvimento de novas habilidades e crescimento profissional. Essa busca por desenvolvimento é acompanhada pela tendência ao uso de novas tecnologias, como a inteligência artificial, que já está sendo integrada aos ambientes profissionais.
A chegada da Geração Z ao mercado de trabalho trouxe grandes transformações. As organizações estão sendo forçadas a repensar seus ambientes corporativos e a estrutura de sua cultura organizacional, pois os profissionais dessa geração buscam ambientes colaborativos, com responsabilidade social e sustentável, além de inclusivos e que incentivem a diversidade de pensamento. As empresas que desejam atrair e reter esses profissionais precisam observar a formatação de sua cultura organizacional, incentivando a inovação, valorizando o trabalho em equipe e respeitando as diferenças.
Uma redefinição das práticas de trabalho está em andamento, com a Geração Z redefinindo não só a formatação de um profissional, mas também a de um líder. A estrutura de liderança tradicional não atende mais às expectativas dessa geração; esses jovens estão formando uma nova geração de líderes que esperam de seus gestores uma liderança mais colaborativa, acessível e participativa, atuando como mentores e incentivando a inovação e a criatividade.
É a geração da tecnologia que está trazendo para o mercado de trabalho habilidades que vão desde a facilidade com o digital até a capacidade de aprender rapidamente novas tecnologias. Eles estão impulsionando as organizações a buscar e promover a inovação, adotando novas ferramentas e modelos de negócio. Essa afinidade com a tecnologia está mudando a estrutura do mercado e a maneira como as empresas se comportam, desde a automação de processos internos até a forma como realizam o relacionamento com seus clientes e parceiros.
Portanto, a Geração Z chegou mudando o mercado de trabalho de forma significativa, forçando as empresas a se adaptarem a novas práticas profissionais, ajustando sua cultura e mudando seu formato de liderança e pensamento. Para as organizações, compreender esse momento de mudança e buscar adaptar suas características aos anseios dessa geração trará benefícios futuros e duradouros, pois serão empresas capazes de atrair talentos com habilidades que as prepararão para a sociedade que está se construindo, promovendo a inovação, a competitividade e garantindo o crescimento sustentável e com responsabilidade social no futuro. À medida que essa geração for conquistando novos espaços no mercado de trabalho, as transformações organizacionais só tendem a se intensificar, criando um cenário no mercado dinâmico e em constante evolução.
*José Evandro Ferreira é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e mestrando no programa Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido da mesma instituição. Atualmente, exerce a função de Analista de Carreiras na Rede UniFTC, com atuação nas unidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).