Competição Maratona de Programação da Rede UniFTC estimula criatividade e inovação em alunos
Visando promover uma competição que promova a criatividade, assim como, estimular as habilidades para resolver problemas sob pressão e a capacidade de trabalhar em equipe, a Rede UniFTC iniciou no último dia 23 de maio uma Maratona de Programação com os alunos calouros do curso de Sistemas de Informação nas unidades de Feira de Santana, Itabuna e Vitória da Conquista.
A Maratona de Programação é uma competição de programação que funciona como um esporte mental, como o xadrez, por exemplo, onde os participantes precisam resolver em determinado prazo uma lista de desafios. A maratona aconteceu ao mesmo tempo nas três unidades e será realizada em duas etapas.
A primeira disputada entre colegas de turma através de times compostos por dois alunos e a segunda etapa será realizada neste sábado (28) com a competição entre as duplas que ficaram em primeiro lugar em cada instituição de ensino.
Para o aluno da UniFTC de Feira de Santana, Luís Augusto Nascimento, a ação foi bem divertida. “A competição despertou meu interesse pela disciplina voltada a programação e banco de dados. Aprendi bastante com a disputa”, disse.
Através da gamificação, o objetivo é mobilizar e engajar os estudantes do 1º semestre do curso matriculados na disciplina de Algoritmos e Programação que terão que criar o maior números de algoritmos em menos tempo e com o menor número de tentativas.
Um desafio envolve e é uma saudável competição, comentou Guilherme Pimentel, estudante da UniFTC de Itabuna. “Eu amei a maratona. Foi uma ótima forma de animar os alunos, além de estimular o conhecimento e gerar confiança em querer aprender mais”.
Já na opinião do estudante da unidade de Vitória da Conquista, Dovani Lenares, que fez dupla com Cauan Viana, foi uma experiência nova e bem emocionante desenvolver códigos sob pressão. “Demonstrou um pouco da realidade que é a maratona de programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), instituição que promove a maratona brasileira. Na minha vida acadêmica, pode ter sido um demonstrativo do que me espera lá na frente, na perspectiva de desenvolver projetos”, enfatizou.
O jogo busca novas soluções de software e coloca em prática o conteúdo trabalhado e o conhecimento assimilado em sala de aula durante o semestre, frisou o coordenador do curso de Sistemas de Informação, Fabrício Oliveira. “Problemas já foram entregues no início da competição. Os Alunos já viveram uma experiência dinâmica. Tenho certeza que os conhecimentos adquiridos da maratona auxiliarão na formação e no desenvolvimento da carreira profissional”.