Egresso da UniFTC destaca importância das aulas práticas na formação profissional

Egresso da UniFTC destaca importância das aulas práticas na formação profissional

Por Ana Paula Marques

Daniel Junior, egresso do curso de Educação Física da UniFTC Salvador, atribui seu sucesso profissional às experiências práticas vivenciadas durante a graduação. Recém-aprovado em um concorrido processo seletivo para residência em Saúde da Família, ele destaca como as aulas práticas foram fundamentais para sua preparação e reconhecimento no mercado de trabalho.

Atualmente, Daniel trabalha na Unidade de Saúde da Família (USF), que atende cerca de 16 mil moradores de Vila Canária, localizada no subúrbio de Salvador, e adjacências. Esse ambiente desafiador permite que ele aplique diariamente os conhecimentos adquiridos durante a graduação, promovendo saúde e bem-estar na comunidade. 

Em entrevista à Revista Movimento para o Futuro, Daniel discutiu a importância da integração entre teoria e prática e deixou conselhos valiosos para os profissionais do futuro. Confira:

Ana Paula: Você poderia nos contar um pouco sobre sua trajetória desde a graduação até a sua aprovação na residência em Saúde da Família?

Daniel Junior: Assim que me formei, participei de um processo seletivo e fui aprovado como residente em Saúde da Família na área de Educação Física. Foi só depois de iniciar a residência que percebi o quão bem preparado eu estava devido à minha formação. Conversando com outros residentes, ficou claro para mim o quanto a faculdade me ajudou, especialmente através dos preparatórios práticos e teóricos, com destaque para as matérias de estágio em UBS, que trouxeram uma vivência real dentro da área. Além disso, as disciplinas multidisciplinares me proporcionaram uma noção básica do que é trabalhar em uma equipe multiprofissional e entender o contexto do SUS, o que foi fundamental para a minha atuação profissional.

A.P.: Como você avalia a importância das aulas práticas durante sua formação no curso de Educação Física?

D.J.: A própria nomenclatura responde essa pergunta. Aula prática é onde a gente pratica, onde erramos e aprendemos, onde colocamos nossas características pessoais em ação antes de entrarmos no mercado de trabalho. Acredito que o fato de ter vivido experiências multiprofissionais dentro da faculdade me põe em outro papel como profissional, pois sou capaz de ajudar e trazer resolutividade para além da área da Educação Física, pois está sendo construído em mim um olhar amplo para o cuidado de cada usuário.

A.P.: Quais foram as principais habilidades e conhecimentos que você adquiriu durante os estágios em UBS que mais contribuíram para sua preparação profissional?

D.J.: O planejamento e o manejo/dinâmica em ministrar as aulas foram as coisas que mais me marcaram para o processo como profissional, em como readaptar atividades para cada pessoa, respeitando a individualidade de cada um, e isso só é possível com um planejamento adequado e de qualidade.

A.P.: De que maneira as experiências práticas durante o curso ajudaram você a se destacar no processo seletivo para a residência em Saúde da Família?

D.J.: Só de ter esse estágio em UBS durante minha formação acadêmica, me colocou em outra posição no processo seletivo pois foi dito pela banca examinadora que eles não tem visto profissionais de Educação Física tendo essas experiências dentro desses espaços, no meu caso estagiei com os idosos do Vida Ativa e no Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira.

A.P.:Como a combinação de aulas práticas e teóricas impactou seu desenvolvimento profissional e pessoal?

D.J.: Na teoria, víamos muito como as coisas funcionavam, qual seria o passo a passo para planejar, manejar, orientar e qualificar vidas. Já na prática, vivenciamos o verdadeiro desafio que é adaptar, auxiliar e reconstruir. Se esses dois quesitos de Teoria e Prática não estiverem alinhados, acaba não trazendo resolutividade para os usuários.

A.P.: Qual conselho você daria para os atuais e futuros alunos do curso de Educação Física sobre a importância de aproveitar ao máximo as oportunidades práticas oferecidas?

D.J.: É sobre aproveitar cada espaço ao máximo, se mostrar, mostrar suas habilidades, sua proatividade, compromisso e responsabilidades, pois são nesses espaços de estágio que somos vistos como grandes profissionais. Fazer vínculos e ser reconhecido como um bom profissional é importante, lembre-se de que estamos sempre sendo observados, então temos que dar o melhor em qualquer oportunidade, por menor que seja. Ter contatos e colegas que possam te indicar para serviços é fundamental. Com tudo isso, o caminho para o sucesso está garantido.

Pular para o conteúdo