Em concorrida solenidade, Academia de Educação empossa novos membros, dentre eles, o professor Cristiano Lôbo da Silva
A luz do conhecimento ilumina e transforma tudo – as pessoas, as relações, uma comunidade, a vida. E, na noite desta quinta-feira, 6, este valor inestimável alçou suas luzes para a Academia de Educação de Feira de Santana. Numa cerimônia bastante concorrida, que aconteceu no auditório Professora Terezinha Mamona, da FTC Feira de Santana, tomaram posse cinco novos acadêmicos que passaram a integrar aquela instituição.
O ingresso dos novos membros favorece também a possibilidade de compartilhar conhecimento entre gerações diversas, algo singular numa instituição como as academias. Dentre os novos acadêmicos, está o professor Cristiano Lôbo da Silva, diretor de Operações da Rede FTC, e outras quatro personalidades importantes do âmbito educacional.
Após a diplomação e juramento, os acadêmicos receberam a tradicional pelerine, medalha e diploma, honrarias características da Academia da Educação.
Em nome da instituição, coube ao ex-prefeito de Feira de Santana, José Raimundo Pereira de Azevedo, apresentar a trajetória dos novos integrantes, dando especial foco ao desenvolvimento profissional de cada um deles. “Os novos acadêmicos carregam um traço em comum em suas vidas: um currículo marcado por feitos exitosos em vários setores da Educação”, destacou.
Ao dar as boas vindas aos novos confrades, José Raimundo citou o ilustre jurista baiano Ruy Barbosa com a frase em que ressalta que “o ensino, como a justiça, prospera e vive muito mais realmente da verdade e moralidade, com que se pratica, do que das grandes inovações e belas reformas que se lhe consagrem”.
Em seu discurso, o professor mestre Cristiano Lôbo da Silva, que assumiu a cadeira de número 31, recordou sonhos e anseios da infância na vizinha cidade de Santo Estevão, onde foi criado e encontrou sustentáculo familiar para crescer profissionalmente.
Há 20 anos superando desafios nas diversas funções acadêmicas e de gestão que assumiu na FTC, o engenheiro agrônomo e mestre em Ciências Agrárias tornou-se, ainda jovem, o principal responsável por uma série de mudanças na faculdade, dentre as quais, a transformação da instituição em Centro Universitário. A Rede FTC conta atualmente com 30 mil estudantes universitários.
Ao destacar o patrono da sua cadeira, Eduardo Matos Portela, que foi ministro da Educação, Cristiano Lôbo se comprometeu “a continuar dedicando minha vida ao ofício de aprender, como bem nos inspira a poeta Cora Coralina: amando o que faço e feliz por transferir o que sei. Sou mesmo é acadêmico, acadêmico da Academia de Educação”, contentou-se.
PRESENÇAS ILUSTRES E HOMENAGEM
Dinâmica, a solenidade foi prestigiada por uma série de autoridades, dentre as quais, o diretor geral da FTC Itabuna, Kaminsky Mello Cholodovskis, que, em nome desta instituição, homenageou o professor Cristiano Lôbo com uma placa pelos serviços prestados àquela unidade de ensino.
Estiveram presentes também o ex-prefeito de Feira, José Ronaldo de Carvalho; a professora Marcly Amorim Pizzani, diretora do Centro Universitário UniFTC; o poeta Franklin Maxado; o professor Astor de Castro Pessoa, presidente da Academia Baiana de Educação; a professora Lélia Vítor Fernandes de Oliveira, presidente da Academia de Letras e Artes de Feira; o monsenhor Luiz Rodrigues Oliveira, pároco da Igreja Senhor dos Passos; Washington Farias de Cerqueira, diretor da Academia Macônica de Letras/Região Cacaueira; Liacelia Pires Leal, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana.
Os músicos Carla e Marcel Torres encheram o auditório de música, entoando o Hino Nacional Brasileiro; o Hino à Feira de Santana e canções da Música Popular Brasileira.