Empreendedorismo na Enfermagem: caminho promissor para profissionais do futuro

Empreendedorismo na Enfermagem: caminho promissor para profissionais do futuro

A Enfermagem exerce um papel essencial na sociedade, impactando diretamente a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Uma grande tendência na área, atualmente, é a atuação de uma forma mais autônoma. De acordo com a enfermeira e doutora em Biologia Celular e Molecular Aplicada, Emanuela Lima, o empreendedorismo na área tornou-se um caminho promissor.

“Além de permitir que os profissionais se desenvolvam e gerenciem seus próprios negócios de forma criativa, a inovação tem transformado o cuidado em saúde em oportunidades que contribuem para a expansão na carreira e crescimento do setor”, destacou Emanuela, que também é professora e coordenadora do curso de Enfermagem da UniFTC Juazeiro.  

Para ajudar você que deseja iniciar a graduação e ser um profissional do futuro com experiências positivas para os pacientes, a enfermeira traz informações valiosas a seguir. Confira:

UniFTC- Qual importância da Enfermagem para a sociedade?

Emanuela LimaA enfermagem é uma profissão que atua na promoção e na manutenção da saúde e em todas as etapas do processo saúde-doença, tendo uma grande contribuição para a sociedade. Isso pode ser visto desde o princípio da profissão quando, por exemplo, Florence Nightingale na Guerra da Crimeia, conseguiu reduzir, de forma considerável, o número de mortos por infecção a partir da sistematização das ações de enfermagem, mostrando a importância dessa profissão. Esse fato fez com que a enfermagem passasse a ser uma enfermagem profissional e assim contribuísse de forma mais efetiva em suas ações dentro do âmbito da saúde, fazendo com que atuação se tornasse mais técnica nos diferentes ramos de atuação na saúde. Diante disso,pode-se dizer que a importância dessa profissão perpassa por conseguir mesclar a humanização necessária no atendimento ao indivíduo e à sociedade com o conhecimento técnico e científico necessário sem “perder o foco” dentro  do processo saúde-doença.

UniFTC-Como descobrir se a carreira de Enfermagem é a escolha certa?

Emanuela Lima- Na escolha de qualquer profissão, o primeiro passo é perceber a aptidão para atuação na área da saúde, e no caso de enfermagem, voltada para o cuidado.

UniFTC-Quais as tendências da área atualmente e para o futuro, quais as perspectivas?

Emanuela Lima- Uma grande tendência na área é a atuação de uma forma mais autônoma, hoje muitos enfermeiros vão montando seus consultórios, principalmente após a resolução do Cofen nº 568/2018(alterada pela nº 606/2019). Assim, hoje, o empreendedorismo vai ficando mais forte na enfermagem, e nas diferentes nuances como, por exemplo, estomaterapia, consultorias, estética, auditoria, entre outros.

UniFTC- O mercado profissional de Enfermagem está aquecido?

Emanuela Lima- Apesar da desvalorização dos profissionais, que sempre é tão falada, o mercado sempre será amplo e aquecido, desde que o profissional  busque se atualizar, e inovar. A área é considerada promissora porque a atuação na promoção e manutenção da saúde do indivíduo e sociedade é sempre necessária, e a enfermagem consegue de forma técnica e científica atender as necessidades nesse sentido. 

UniFTC- Quais tecnologias são usadas na área?

Emanuela Lima- Nós podemos dividir as tecnologias em enfermagem em três grandes áreas de informação,de comunicação e biomédica.  A tecnologia de informação auxilia no aumento da disponibilidade de informações para os profissionais; a tecnologia de comunicação é, por exemplo, uma forma de melhorar a qualidade do atendimento oferecido através de trocas de experiências entre os profissionais para determinado tratamento e a tecnologia biomédica, são os diferentes materiais e equipamentos utilizados por toda equipe de saúde. Nesse sentido,podemos citar alguns avanços dentro da enfermagem como prontuário eletrônico, laudos a distância, uso de tecnologia a laser no tratamento de feridas, entre outros.

UniFTC-Como a saúde digital pode estimular a carreira do profissional?

Emanuela Lima- Na divulgação de informações de saúde e das diversas áreas de atuação, além de auxiliar o empreendedorismo que vai sendo exercido pelos profissionais da enfermagem.

UniFTC- Quais as áreas que os profissionais podem seguir?

Emanuela Lima- Dentro do processo de trabalho de Enfermagem , podemos dizer que temos cinco grandes áreas: assistir, administrar, ensinar, pesquisar e participar politicamente; e a partir delas a enfermagem vai tendo suas ramificações de atuação.

UniFTC- Onde está a maior oferta de vagas atualmente?

Emanuela Lima- Acredito que, apesar de haver um crescimento na atuação da Enfermagem, pode-se dizer, de forma geral, na assistência, essa é sempre a maior necessidade.

 UniFTC- Quais os principais desafios e oportunidades?

Emanuela Lima- O  principal desafio, e bem conhecido, é a valorização e reconhecimento dos profissionais de Enfermagem, além do estresse e cansaço pelo excesso de trabalho. Oportunidades: ampla área de atuação na assistência, no ensino, na pesquisa, na administração, com várias especialidades, dando abertura na atuação profissional.

UniFTC- Comente sobre as habilidades e competências que os estudantes precisam desenvolver ao longo do curso?

Emanuela Lima- O egresso do curso de enfermagem deve compreender sua realidade psicossocial, cultural, ambiental e sanitária da região  onde exercerá sua profissão, estando apto a atuar de forma contextualizada e eficaz. Assim durante o curso deve desenvolver competências gerais (âmbito geral de qualquer profissional), como criar, inovar,tomar decisões, resolver conflitos, etc e competências específicas da profissão como atuar em equipe interprofissional na prevenção, promoção, proteção e manutenção da saúde; atuar nas diversas fases do ciclo de vida, entre outras.

Na UniFTC, quais os diferenciais do curso?

Emanuela Lima- Primeiro o currículo interprofissional, que vai estimular o estudante desde sua graduação a atuar junto com outras profissões; além disso, o uso de metodologias ativas durante o curso, que vai fazendo com que esse estudante seja protagonista no processo de aprendizagem, além de gerar autonomia também.

UniFTC- O que torna a matriz curricular da instituição distinta?

Emanuela Lima- O currículo interprofissional, a flexibilidade, a acessibilidade e a metodologia. Além disso, a transversalidade é estimulada nas disciplinas de forma a desenvolver nos discentes as habilidades e competências em diversos contextos: linguagem sociocomunicativa, intercultural, socioambiental, técnico científico, ético e humano.

UniFTC- Quais são os recursos e ferramentas tecnológicas utilizadas pela UniFTC no curso de Enfermagem para aprimorar o aprendizado?

Emanuela Lima- Uso de ambiente virtual de aprendizagem,dentro dele materiais didáticos disponíveis, a trilha de aprendizagem, laboratório virtual, jogo de nivelamento. Além de programas e tecnologias que auxiliem as práticas em laboratórios para simular de forma real o ambiente onde os discentes posteriormente irão atuar.

Pular para o conteúdo