Estudantes da UniFTC Salvador apresentam pesquisas no 14º Congresso Internacional de Fisioterapia

Alunos destacaram-se com trabalhos científicos voltados à saúde ocupacional, musicoterapia e práticas integrativas

Os estudantes de Fisioterapia da UniFTC Salvador participaram do 14º Congresso Internacional de Fisioterapia, promovido pela Sociedade Brasileira de Fisioterapia (SBF), que foi realizado entre os dias 12 e 15 de setembro, em Salvador. Sob a orientação do professor Darcton Aguiar, os alunos apresentaram pesquisas desenvolvidas durante a graduação, reforçando a importância da produção científica na formação acadêmica.

Os títulos dos trabalhos apresentados incluíram estudos sobre a incidência de afastamento por lesões musculoesqueléticas no ambiente de trabalho no Brasil entre 2012 e 2024, a incidência de afastamento por lesões musculoesqueléticas em professores de educação infantil na Bahia entre 2018 e 2022, e um estudo específico sobre a ocorrência dessas lesões em professores do ensino superior em Salvador.

Outros temas abordaram a musicoterapia em idosos com demência, dor e pensamentos catastróficos em pacientes idosos, além de uma revisão sobre o Tai chi chuan na função física e mobilidade em pacientes com fibromialgia. Os alunos também relataram experiências com o uso da Classificação Internacional de Funcionalidade e Incapacidade, associada a práticas integrativas e complementares.

Para a coordenadora do curso, Profª. Ms. Nívea Malafaia, a participação dos alunos no congresso ressalta a relevância da pesquisa na formação acadêmica. “O desenvolvimento de pesquisas é um dos pilares do ensino superior e, sem dúvida, proporciona aos estudantes uma experiência transformadora. A prática científica durante a graduação estimula o pensamento crítico, aprofunda o conhecimento técnico e abre portas para novas possibilidades no campo da fisioterapia”, afirmou Malafaia.