Estudantes de Jornalismo da UniFTC Salvador são premiados no 4º Prêmio Abapa de Jornalismo

Estudantes de Jornalismo da UniFTC Salvador são premiados no 4º Prêmio Abapa de Jornalismo

Trabalhos destacaram os impactos das mudanças climáticas na produção de algodão na Bahia

Estudantes do curso de Jornalismo do Centro Universitário UniFTC Salvador foram premiados no 4º Prêmio Abapa de Jornalismo, em cerimônia realizada nesta terça-feira (12), na Casa do Comércio, em Salvador. A iniciativa, promovida pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) com o apoio da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom) e outras entidades, distribuiu um total de R$ 117 mil entre os vencedores das categorias Profissional e Jovem Talento. Os trabalhos premiados abordaram os impactos das mudanças climáticas na produção de algodão na Bahia, destacando a importância da sustentabilidade para o setor algodoeiro.

A estudante Francis Gabriele Souza Nunes Vasconcellos, orientada pelo professor Diego Luz, conquistou o 1º lugar na categoria Podcast com o trabalho “O que é que o algodão da Bahia tem”. Iann Jeliel ficou em 2º lugar na categoria Matéria Escrita com o texto “O Algodão Sustentável na Bahia: Um Novo Protagonista na Superação das Fibras Sintéticas”, sob a orientação do professor Leonardo Campos. Já Maria Juliana de Jesus Moreira, também orientada por Diego Luz, conquistou o 3º lugar na categoria Vídeo e uma Menção Honrosa na categoria Matéria Escrita, com o tema “Cotonicultura e mudanças climáticas”. 

A vencedora Francis Gabriele compartilhou sua experiência transformadora ao participar da 4ª edição da premiação: “Desde a viagem a Luís Eduardo Magalhães até o processo de criação e edição do projeto, me desafiei a fazer coisas que jamais pensei que conseguiria. Sair como vencedora é uma honra, especialmente por ter conquistado o primeiro lugar na modalidade de Podcast, uma novidade nesta edição. Espero que mais estudantes se interessem e participem dessa iniciativa tão importante promovida pela Abapa”, ressaltou. 

Já para a estudante Maria Juliana, a premiação representa um primeiro passo significativo para ingressar no mercado de trabalho: “Premiações como essa abrem portas para que nós, estudantes, possamos almejar ainda mais oportunidades. Essa iniciativa é um verdadeiro incentivo ao jornalismo, mostrando o poder transformador da comunicação,” declarou.

A cerimônia também destacou o trabalho de um egresso do curso de Jornalismo da UniFTC Salvador, Diego Vieira, coautor do trabalho premiado na categoria Profissional, em parceria com os jornalistas Aline Damazio e Jorge Cordeiro. A série “Algodão de Ouro – A Revolução Baiana no Cenário Global do ‘Ouro Branco’”, veiculada pela Rádio Alba, trouxe uma visão abrangente da cotonicultura baiana no contexto global.

A coordenadora do curso de Jornalismo da UniFTC, Júlia Centurião, celebrou as conquistas dos estudantes e o impacto positivo nas suas formações. “O Prêmio Abapa de Jornalismo é uma iniciativa que reconhece a boa produção jornalística feita por jornalistas profissionais e por jovens talentos universitários”, pontuou. “Estamos gratos em participar de mais uma edição e muito honrados em termos recebido 3 prêmios na categoria Jovem Talento. A Abapa vem transformando e proporcionando experiências enriquecedoras para nossos estudantes. Além da categoria Jovem Talento, tivemos um egresso premiado na categoria Rádio, como profissional. É muito emocionante ver o quanto nossos estudantes cresceram com esta experiência,” declarou a coordenadora.

Cristiano Lôbo, reitor da Faculdade UniFTC de Salvador, expressou orgulho pelo desempenho dos alunos e pela experiência vivida durante a premiação. “Os estudantes da UniFTC brilharam. Além das significativas premiações, constatamos o engajamento e o entusiasmo dos acadêmicos pela experiência vivida no oeste baiano, pela oportunidade de conhecer um pouco do agronegócio, especificamente a cotonicultura, uma cultura tão importante para o Brasil e o mundo, além da excelente produção jornalística. Reiteramos o lema da edição 2024 da premiação: ‘A informação transforma’. Que venham as próximas edições, temos certeza de que continuaremos fazendo a diferença”, concluiu, parabenizando os organizadores e participantes do evento.

Pular para o conteúdo