Estudantes de Psicologia da FTC discutem avanços da Reforma Psiquiátrica

Estudantes do quinto semestre do Curso de Psicologia da FTC Jequié realizaram, nesta segunda (20), uma atividade em que remontavam a estrutura de um manicômio para entender a evolução histórica da Saúde Mental. A atividade foi motivada pela disciplina Psicopatologia I, sob a supervisão do professor Gilson Pires.

Segundo o professor Gilson, proposta é apresentar a evolução histórica da Saúde Mental e motivar os estudantes a ter um pensamento crítico sobre os avanços e retrocessos da política antimanicomial brasileira. “A proposta é apresentar como a sociedade encara a Saúde Mental desde a Grécia Antiga até a Reforma Psiquiátrica brasileira e fomentar nos alunos o entendimento da atuação do profissional de psicologia neste contexto”, explica.

Para a estudante do 5º semestre de Psicologia, Mayra Martins, a atividade alerta para os retrocessos propostos pelo atual Governo para Reforma Psiquiátrica nacional. “Ao estudar a história da Saúde Mental, conseguimos perceber os avanços e retrocessos da política nacional. Percebi o quanto a sociedade deve lutar contra o fortalecimento dos manicômios e o quanto a atuação do psicólogo contribui com o tratamento multidisciplinar da saúde mental dos indivíduos”, afirma.