Feira de Empreendedores leva 7 mil pessoas ao campus da FTC
[vc_row][vc_column][vc_column_text]Uma mesa bistrô e porta livros feitos a partir de pallets, brownies de sabores exóticos vendidos em uma bicicleta, espetáculos de hip hop, peças de artesanato para usar do chão ao teto e, claro, um verdadeiro festival gastronômico. Foi assim a IX edição da Feira de Empreendedores que movimentou o campus da FTC Feira entre os dias 22 e 24 deste mês, com um público estimado em aproximadamente 7 mil pessoas.
A Feira mobilizou estudantes e professores de todos os cursos da Instituição, capitaneados pelo colegiado de Administração. Os expositores, a maioria alunos ou egressos, chegaram a mais de 50 este ano. “A diversidade da mostra e o público, que superou a expectativa de todos, sem dúvida foram os principais aspectos do evento”, apontou a professora Jucicleide Nascimento, coordenadora do curso Administração.
Se a ideia do evento foi integrar, o resultado não poderia ser melhor. Seguindo à risca a máxima de que ninguém faz nada sozinho, sete estudantes do 2º semestre de Administração apostaram em algo bem simples: um estande para a prática de paintball. “Queríamos fazer diferente e conseguimos”, comemorou André Luís Bitencourt, destacando que o grupo não queria investir em gastronomia.
Foi exatamente esse o caminho percorrido pela museóloga Ana Claudia Oliveira, que trocou a profissão pela produção de brownies, cujo diferencial é a variedade dos sabores, e nem precisou de estande para mostrar seu produto. Ela usou uma bicicleta retrô, ideia empreendedora que deu certo. Patrícia Santos de Jesus, que cursa o 8º semestre de Direito, também apostou no paladar do público e montou uma barraca de bolos e salgados, “tudo feito em casa”, como frisou.
E o que dizer de quem faz da diversão um trabalho? Durante os três dias da Feira, Reginaldo Júnior se divertiu e fez a alegria de muita gente na Tourolândia, que participou do evento pela segunda vez. Ele faz parte de um grupo de oito alunos do 6º semestre do curso de Administração, dentre eles o diretor da empresa, Raunir Santos. As estudantes de Psicologia Fabiane Bonfim e Karen Santana não se cansaram de mostrar as ideias criativas do Pallets Arts, de Amélia Rodrigues, desde porta canecas a casa para cachorro.
E se existe algo que não pode faltar em uma feira é artesanato. Pensando nisso, as artesãs Beth Pereira e Alcione Helena apostaram alto em luminárias em PVC, porta-joias e espelhos customizados. “A vida nos obrigou a buscar alternativas e investir nas possibilidades”, disse Beth, ex-promotora de vendas. Fazer negócios, empreender, interagir. Tudo isso está no DNA da FTC, conforme destacou a professora Marcly Amorim Pizzani, diretora adjunta, na abertura da feira.
O professor Cristiano Lôbo, diretor da Rede FTC, também destacou o espírito empreendedor que norteia as ações da Faculdade e que a cada ano contribui para a ampliação do evento, tanto em participação, como em parceria. Ele lembrou que o evento, idealizado pelo professor André Magalhães, se caracteriza não somente pela oportunidade de negócios, mas pela possibilidade de interação com a comunidade.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]