Maratona de Ideias fomenta inovação e empreendedorismo na Rede FTC

Aconteceu hoje, na Unidade FTC Paralela, a final da competição Maratona de Ideias. O projeto desenvolvido pelo Núcleo de Inovação (NITE), Tecnologia e Empreendedorismo da Rede FTC estimulou os alunos da Instituição a trabalharem ideias que possam resolver os maiores problemas de suas comunidades. Os desafios da mobilidade urbana, demandas de sustentabilidade e saúde pública foram alguns dos temas trabalhados pelos estudantes.
A Maratona de Ideias começou lá em outubro, quando os estudantes montaram grupos em suas Unidades e competiram entre si. Hoje, na final, as equipes vencedoras dessa primeira fase vieram para Salvador onde foi escolhida a equipe campeã. “Nós temos aqui representantes de diversos cursos e diversas unidades da Rede que pensaram em soluções para os problemas de suas comunidades. Estamos movimentando problemas e soluções”, afirma Fabrício Oliveira, coordenador do NITE e responsável pelo evento.
O time de jurados, formado por gestores da Rede FTC, avaliou as equipes e seus projetos com base em cinco critérios: o impacto que a ideia pode ter na sociedade, a inovação, a aplicabilidade e validade da proposta na prática, a relevância do projeto e a qualidade da apresentação.

A equipe campeã veio da própria unidade Salvador e desenvolveu o projeto do aplicativo ‘Save Life’, que objetiva desburocratizar e facilitar o processo necessário para que qualquer pessoa seja um doador de órgãos ainda em vida. “A Maratona de Ideias foi uma iniciativa incrível. Em pouco tempo, surgiram ideias muito boas. Mostrando que somos capazes de criar coisas boas que podem melhorar nossas comunidades e nosso país. Ainda vem muita coisa boa por aí”, comemora a aluna da FTC Paralela, Aline Cerqueira.

A equipe que conquistou o segundo lugar veio de Feira de Santana e também buscou soluções na área de saúde. “A nossa proposta tem o objetivo de movimentar a saúde na nossa cidade, trazendo a educação em saúde e possibilitando que o indivíduo possa buscar atendimento médico no local mais apropriada, a partir de seus sintomas e geolocalização”, explica Juliane Santana, aluna da UniFTC Feira de Santana.
A proposta da Maratona de Ideias partiu de Milena Oliveira, Diretora de Marketing Integrado da Rede FTC, que chegou de uma viagem ao Vale do Silício buscando movimentar os alunos da Instituição no sentido da inovação e do empreendedorismo. “Acreditamos que o estudante precisa ter a oportunidade de estar imerso em sua comunidade para poder reconhecer os problemas enfrentados e levá-los para a academia, onde essas questões podem ser trabalhadas e solucionadas. Quando a gente cria um ecossistema de empreendedorismo como o que criamos aqui na Rede FTC, a gente permite e conduz o aluno nessa jornada ao longo de toda a graduação”, explica a gestora.