Plataformas para o varejo são destaque no Hackaton FTC
O Hackathon, realizado pelo Sebrae e FTC Feira de Santana no final de semana (18 e 19), no campus da Instituição, promoveu mais de 30 horas de imersão e o resultado não poderia ser melhor. As equipes vencedoras apresentaram ideias para gestão de recursos humanos, criação de novas formas de relacionamento com clientes e experiências com as vendas.
Os grupos classificados nos três primeiros lugares desenvolveram soluções e protótipos que possibilitam o aprimoramento da gestão de negócios. Os integrantes das equipes foram contemplados com bolsa do Empretec, mentoria com um dos representantes da Anjos do Brasil (organização sem fins lucrativos que fomenta o crescimento do investimento anjo para o apoio ao empreendedorismo de inovação brasileiro), entre outras premiações.
O Hackathon contou com o apoio da Unifacs, Engetech Jr, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Café Dois de Julho e Associação Comercial de Feira de Santana (ACEFS). A importância dessas parcerias foi destacada pelo professor Fabrício Oliveira, coordenador do curso de Sistemas de Informação da FTC e coordenador do projeto NITE (Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo) da rede. “O NITE busca fomentar a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo e atividades como o Hackathon reforçam nossos objetivos”, ressaltou o professor, lembrando que o núcleo vem se destacando na unidade por meio da realização de eventos tecnológicos de grande alcance, a exemplo dos Papos de Startup e o Bootcamp.
Os premiados
Em primeiro lugar, ficou a equipe do empreendedor feirense Helder Xavier, que desenvolveu uma plataforma de inteligência artificial para atuação no varejo que realiza a integração entre desempregados e empresas do varejo que precisam preencher vagas. A ferramenta realiza a gestão de recursos humanos, dando o suporte desde a contratação até o desenvolvimento deste colaborador, fazendo avaliação de desempenho, traçando o plano de desenvolvimento individual, mapeando os pontos fortes e o que precisa ser melhorado.
A equipe que ficou em segundo lugar foi a da designer Nataly da Costa Barros, de 23 anos, que criou um produto para resolver problemas de motivação e relacionamento entre empresa, colaboradores e clientes. Em terceiro lugar, ficou a equipe de Victor Cabral Carneiro, que desenvolveu uma plataforma de capacitação em vendas de forma mais lúdica, com metodologias trazidas de outros mercados para o varejo local e objetiva promover maior efetividade nos resultados das empresas.