Rede UniFTC promove ações gratuitas de saúde, educação e cidadania em cidades da Bahia

Atividades serão realizadas em Feira de Santana, Itabuna, Juazeiro, Salvador e Vitória da Conquista durante Campanha de Responsabilidade Social

As faculdades e centros universitários UniFTC e Unex, da Rede UniFTC, participam de mais uma edição da Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Particular, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Durante o evento, serão oferecidos diversos serviços gratuitos à população, como atendimentos de saúde, atividades recreativas, suporte jurídico e orientação profissional.

As ações acontecerão na sexta-feira, 27 de setembro, em Itabuna, e no sábado, 28 de setembro, nas unidades de Feira de Santana, Juazeiro, Salvador e Vitória da Conquista.

Em Vitória da Conquista, na Unidade de Saúde da Família (USF) Vila Elisa, a comunidade poderá realizar testes rápidos para sífilis e hepatite B, além de tipagem sanguínea e orientações sobre o descarte correto de medicamentos. Estudantes supervisionados por professores farão aferição de pressão arterial, teste glicêmico, e orientações sobre saúde bucal e alimentação. Também haverá vacinação antirrábica para cães e gatos, além de plantão psicológico e orientações jurídicas.

Em Feira de Santana, no Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, serão realizadas atividades de orientação sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), suporte básico de vida, planejamento reprodutivo, e atendimento pediátrico. A programação também inclui avaliação de acuidade visual e palestras sobre cuidados bucais. Ações serão realizadas em escolas e empresas pela Unex.

Na cidade de Itabuna, as atividades ocorrerão na Paróquia Santa Maria Madalena, no bairro Nova Itabuna, das 9h às 13h. A população terá acesso a serviços como aferição de pressão, teste de glicemia, tipagem sanguínea, vacinação antirrábica para cães e gatos, além de atividades recreativas para crianças e idosos.

Em Juazeiro, a população contará com orientações odontológicas, farmacêuticas e nutricionais, além de aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Também serão oferecidas sessões de relaxamento com fisioterapeutas.

Na UniFTC Salvador, campus Paralela, serão realizadas oficinas de fotografia com celular, elaboração de currículos, orientações sobre registro de MEI e educação em saúde. Haverá também avaliação de risco cardiovascular, prevenção de ISTs, escovação supervisionada e atividades de estimulação cognitiva, como jogos e ginástica.

Selo de Instituição Socialmente Responsável

A Campanha de Responsabilidade Social, organizada pela ABMES desde 2005, destaca o impacto dos projetos sociais das instituições de ensino superior nas áreas de saúde, educação, cultura e meio ambiente. A Rede UniFTC, que detém o Selo de Instituição Socialmente Responsável, reforça seu compromisso com a comunidade por meio dessas iniciativas. “Aproximar a instituição da comunidade é essencial para contribuir com o bem-estar social e reafirmar nosso papel na transformação da sociedade”, afirma William Oliveira, presidente do Grupo Educacional.

As atividades são gratuitas e abertas ao público, com a participação de profissionais e estudantes dos cursos da Rede UniFTC.

Cronograma das Ações:

UniFTC Salvador
Local: Campus Paralela – Av. Luís Viana Filho, 8812
Horário: 8h às 13h
Atividades: Oficina de fotografia com celular, orientação sobre registro de MEI, educação em saúde, escovação supervisionada, triagem de câncer bucal, ginástica, oficina de chás medicinais, acolhimento psicológico, entre outras.

UniFTC Juazeiro
Local: Campus Juazeiro – Rua Canadá, 309, Centro
Horário: 9h às 12h
Atividades: Aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações odontológicas, farmacêuticas e nutricionais, atividades recreativas para crianças e apresentações culturais.

Unex Feira de Santana
Local: Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand – Rua Arivaldo de Carvalho, s/n, Sobradinho
Horário: 8h às 12h
Atividades: Orientação sobre ISTs, suporte básico de vida, atividades recreativas para crianças, orientação jurídica, entre outras.

Unex Vitória da Conquista
Local: USF Vila Elisa – Rua A, Bloco 6, Quadra 1, Bela Vista 1, bairro Espírito Santo
Horário: 8h30 às 12h
Atividades: Testes rápidos para sífilis e hepatite B, tipagem sanguínea, orientação sobre descarte de medicamentos, vacinação antirrábica, entre outras.

Unex Itabuna
Local: Paróquia Santa Maria Madalena – Rua H, 54, Nova Itabuna
Horário: 9h às 13h
Atividades: Vacinação antirrábica para cães e gatos (na clínica escola de MEDVET da Unex), aferição de pressão, teste de glicemia, orientação nutricional; Vacinação Dt, Hepatite B, tríplice viral, febre amarela e gripe; acuidade visual; testagem de HIV, sífilis e hepatites; tipagem sanguínea; teste de DNA pela Defensoria Pública; consultoria em Direito da Família, Consumidor e Previdenciário; oficina de planejamento financeiro; orientação jurídica em parceira com a OAB e cortes de cabelo e barba.