UniFTC e SSP unem esforços em ação de valorização dos profissionais da segurança pública

Evento marcou o Dia Estadual da Valorização dos Profissionais da Segurança Pública

Nesta terça-feira, 28, o Centro Universitário UniFTC Salvador, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP/BA), realizou um evento em celebração ao Dia Estadual da Valorização dos Profissionais da Segurança Pública da Bahia. Voltado para policiais militares, policiais civis, bombeiros e técnicos, a ação foi sediada no campus do Centro Universitário, situado na Avenida Paralela.

A programação matutina destacou-se pela entrega do prêmio “Profissional Destaque”, uma honraria que reconheceu a excelência e dedicação dos servidores da segurança pública. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades. Durante a tarde, o foco se voltou para a saúde e bem-estar dos participantes. Equipes multidisciplinares da UniFTC ofereceram uma gama de serviços preventivos, incluindo exames laboratoriais, vacinação, e atividades terapêuticas e lúdicas.

Cristiano Lôbo, reitor da UniFTC Salvador, enfatizou a relevância da parceria com a SSP/BA, destacando o compromisso da instituição com a valorização e o bem-estar dos profissionais da segurança pública. “É uma grande satisfação para a Rede UniFTC sediar este evento que reforça o compromisso mútuo de ambas as partes em promover a valorização dos profissionais da segurança pública e o cuidado com sua saúde e bem-estar, consolidando uma parceria que beneficia toda a comunidade”, afirmou o reitor.

O subsecretário da Segurança Pública e delegado da Polícia Federal, Marcel Ahringsmann de Oliveira, destacou a importância da iniciativa: “A UniFTC abre as portas para dialogar sobre a importância do cuidado com os servidores da segurança pública, que muitas vezes negligenciam a própria saúde, tanto física quanto mental. Ao oferecer um conjunto abrangente de serviços, o centro universitário colabora incentivando-os a buscar atendimentos qualificados, realizados por profissionais dedicados. Além disso, os estudantes dos cursos, de forma supervisionada, contribuem para que esses servidores tenham um momento de carinho e atenção”.

O Tenente Coronel Jerônimo Ribeiro também expressou sua gratidão pela parceria: “Agradecemos a oportunidade, pois hoje a UniFTC demonstra como a junção entre ações públicas e privadas pode oferecer melhores condições para os servidores. Esse tipo de colaboração é essencial para fortalecer a qualidade de vida dos nossos profissionais”.

A parceria entre a Rede UniFTC e os órgãos de Segurança Pública não se limitou apenas ao evento em Salvador, mas se estendeu após uma ação semelhante realizada na Unex Feira de Santana no mês de abril. Na ocasião, uma Caravana Itinerante Biopsicossocial, parte do projeto “Prevenir é agir – Venha na paz”, atendeu e auxiliou os profissionais que trabalharam na Micareta de Feira de Santana com a oferta de serviços de saúde e assistência jurídica, rodas de conversas e palestras com temas relevantes ao trabalho cotidiano.

“Com isso, reiteramos o compromisso de parceria com a sociedade e de prestar serviços de excelência àqueles que também são nossos parceiros. Queremos deixar nosso compromisso de continuar nessa perspectiva, realizando ações dessa natureza em Salvador e nas unidades onde estamos instalados no interior do estado”, ressaltou o reitor Cristiano Lôbo.